Estágio na Fazenda Escola proporciona aprendizado sobre inoculação de sementes e inspeção de pulverizadores
Fazenda Escola, em parceria com a Coopavel, Agrimax e a Agrocete-GRAP, proporciona atividade prática em contraturno para complementar o curso
Acadêmicos de Agronomia do Centro Universitário FAG, que realizam Estágio na Fazenda Escola, participaram de um minicurso sobre inoculação de sementes e inspeção de pulverizadores. Cristiano Machado, proprietário da Agrimax, e Eduardo Vuicik, representante da Agrocete-GRAP - formado em Agronomia pela FAG -, coordenaram as atividades.
Eduardo falou sobre a inoculação de sementes - introdução de bactérias fixadoras de nutrientes no solo. Houve uma explicação e, em seguida, uma demonstração. Cristiano fez uma breve fala sobre a inspeção de pulverizadores e seguiu para uma atividade prática de inspeção. Os acadêmicos participaram da vistoria de um trator com 14m de barras - 28 pontas a serem inspecionadas. O processo foi executado pelo profissional e auxiliado pelos acadêmicos, com explicações sobre o procedimento. Os alunos tiveram espaço para perguntar, tirar dúvidas sobre a prática.
Bruna Monari, supervisora do Estágio, foi quem trouxe a atividade para o Centro FAG. "Eu, como supervisora, preciso estar atenta a todas as novidades que o mercado oferece aos futuros engenheiros agrônomos".
Cristiano frisa a importância do conhecimento das Tecnologias de Aplicação para o Engenheiro Agrônomo no mercado. "A pulverização é a prática mais feita na agricultura durante o ciclo de uma cultura". O projeto tem como objetivo ajudar o futuro profissional em seu ofício e serve para auxiliar o aluno "a prestar mais atenção na tecnologia de aplicação, no campo, e conseguir reduzir as perdas que a gente tem nesse segmento e aumentando, impactando positivamente a as o plantio nas lavouras", complementa.
O feedback foi positivo. "Tem sido agregado bastante conhecimento. Acho que tem sido de grande importância para mim e para meus colegas do estágio", disse Amanda Costa, acadêmica do 5º período de Agronomia. "É de extrema importância trazer essas empresas para dentro do curso para dar uma perspectiva aos acadêmicos", completa.
Andressa Schimidt, do 9º período, concorda com essa opinião: "a FAG proporciona esses minicursos que agregam no nosso currículo, são um diferencial, uma vantagem no mercado".
Fotos e texto: Raul Andreo Paiva
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo