Endoscopia Digestiva Alta: Saiba mais sobre o procedimento
O paciente tem o direito de tirar todas as dúvidas com o endoscopista e com o anestesista
Mesmo sabendo que a Endoscopia é um procedimento seguro, feito por tantas pessoas, todos os dias, algumas pessoas ainda têm dúvidas e inseguranças, tanto pelo processo de "engolir" uma microcâmera, quanto pela sedação. Deste modo, entender por que e como ela é feita, ajuda a tranquilizar o paciente.
A endoscopia digestiva alta (feita por via oral) é um exame preventivo e seguro, na qual é possível diagnosticar inúmeras doenças do aparelho digestivo. O exame permite visualizar o esôfago, o estômago e o duodeno, identificando lesões que, podem ser tratadas e/ou removidas no momento do exame, em alguns casos.
A preparação para a endoscopia consiste em fazer uma dieta leve na véspera, sem comer alimentos de difícil digestão. O jejum necessário para o exame normalmente é de oito horas. Isso porquê o estomago precisa estar completamente vazio para perfeita visualização dos órgãos.
O paciente tem o direito de tirar todas as dúvidas com o endoscopista e com o anestesista. Do mesmo modo, tem o dever de responder com muita precisão aos questionamentos que antecedem o exame (tempo de jejum, medicamentos de uso constante, alergias, problemas de saúde, etc..).
Após responder o questionário, o paciente é conduzido a sedação e, somente então, o médico introduz o endoscópio (tubo flexível bem fino, com luz e microcâmera na ponta) pela boca, fazendo o percurso até o duodeno. Tudo é observado em tempo real pelo monitor de vídeo. O procedimento é rápido, geralmente, de 10 a 15 minutos, quando é uma endoscopia diagnóstica. Caso seja uma endoscopia terapêutica, que requer algum tratamento, pode ter uma duração maior. Posteriormente a realização do exame, recomenda-se repouso por cerca de 30 minutos, até que o paciente se recupere da sedação. O paciente recebe um lanche leve e deve seguir para casa sempre acompanhando, sem dirigir. Embora sejam raros, e houverem sintomas como como mal-estar, febre, vômito ou dores abdominais, por exemplo, a orientação é procurar atendimento médico.
A Unidade de Endoscopia da Fundação Hospitalar São Lucas de Cascavel está apta para realizar procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos do trato gastrointestinal e respiratório com setor amplo, equipamentos de última geração e corpo clínico Reconhecido e Qualificado.
Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Endoscopia FHSL através do telefone: 45 3309.2424
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo