Endoscopia Digestiva Alta: Saiba mais sobre o procedimento

O paciente tem o direito de tirar todas as dúvidas com o endoscopista e com o anestesista

05/07/2019


Mesmo sabendo que a Endoscopia é um procedimento seguro, feito por tantas pessoas, todos os dias, algumas pessoas ainda têm dúvidas e inseguranças, tanto pelo processo de "engolir" uma microcâmera, quanto pela sedação. Deste modo, entender por que e como ela é feita, ajuda a tranquilizar o paciente.

A endoscopia digestiva alta (feita por via oral) é um exame preventivo e seguro, na qual é possível diagnosticar inúmeras doenças do aparelho digestivo. O exame permite visualizar o esôfago, o estômago e o duodeno, identificando lesões que, podem ser tratadas e/ou removidas no momento do exame, em alguns casos.

A preparação para a endoscopia consiste em fazer uma dieta leve na véspera, sem comer alimentos de difícil digestão. O jejum necessário para o exame normalmente é de oito horas. Isso porquê o estomago precisa estar completamente vazio para perfeita visualização dos órgãos.

O paciente tem o direito de tirar todas as dúvidas com o endoscopista e com o anestesista. Do mesmo modo, tem o dever de responder com muita precisão aos questionamentos que antecedem o exame (tempo de jejum, medicamentos de uso constante, alergias, problemas de saúde, etc..).

Após responder o questionário, o paciente é conduzido a sedação e, somente então, o médico introduz o endoscópio (tubo flexível bem fino, com luz e microcâmera na ponta) pela boca, fazendo o percurso até o duodeno. Tudo é observado em tempo real pelo monitor de vídeo. O procedimento é rápido, geralmente, de 10 a 15 minutos, quando é uma endoscopia diagnóstica. Caso seja uma endoscopia terapêutica, que requer algum tratamento, pode ter uma duração maior. Posteriormente a realização do exame, recomenda-se repouso por cerca de 30 minutos, até que o paciente se recupere da sedação. O paciente recebe um lanche leve e deve seguir para casa sempre acompanhando, sem dirigir. Embora sejam raros, e houverem sintomas como como mal-estar, febre, vômito ou dores abdominais, por exemplo, a orientação é procurar atendimento médico.

A Unidade de Endoscopia da Fundação Hospitalar São Lucas de Cascavel está apta para realizar procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos do trato gastrointestinal e respiratório com setor amplo, equipamentos de última geração e corpo clínico Reconhecido e Qualificado.

Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Endoscopia FHSL através do telefone: 45 3309.2424

WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo