Acadêmicos de Biológicas realizam coleta e análise de água na região
Atividade fez parte da disciplina de Microbiologia Ambiental
O 5º período de Ciências Biológicas do Centro Universitário FAG realizou uma atividade muito importante, unindo teoria e prática na disciplina de Microbiologia Ambiental. Para isso, a professora Kelen Simm aproveitou que os alunos vêm de várias cidades diferentes e propôs que fizessem coleta de água de ambientes aquáticos - rios, córregos, açudes e poços artesianos - de suas respectivas regiões. Análises de coliformes Totais e Termotolerantes foram realizadas no laboratório de Microbiologia da FAG, sendo que tais microorganismos são indicadores de contaminação ambiental e fecal.
Para que eles pudessem aproveitar todo o conhecimento adquirido durante o semestre a atividade foi realizada desde a esterilização dos materiais, preparação dos meios de cultura, coleta das amostras e os testes microbiológicos. Depois dos resultados obtidos, foi feita a comparação com a legislação vigente para os ambientes e microorganismos estudados. Os resultados geraram relatórios no formato de artigo científico e banner digital. Tudo foi apresentado de forma oral pelos alunos sobre os aspectos ambientais relevantes para esse tipo de ambiente com base na compilação dos resultados obtidos durante a atividade.
"A metodologia ativa proposta na disciplina de Microbiologia Ambiental vem ao encontro dos anseios do curso, que é colocar o aluno em contato com realidades do profissional biólogo, a qual uma delas é estar ?in loco? para que os conhecimentos adquiridos durante a formação sejam transformados em ciência e consciência ambiental", expõe a professora Kelen.
"Ter a oportunidade de realizar um trabalho com tanta importância na área ambiental e da saúde é incrível. Mostra o quão importante é o papel da Biologia, da Ciência, da educação em si para o ser humano. A experiência foi ótima, realizar a coleta em lagos e rios que conhecemos e sabemos que existe o uso da água de lá é incrível e muito importante para a compreensão da saúde do meio ambiente. Conhecer as práticas utilizadas para fazer a atividade gera uma enorme bagagem pra formação acadêmica, absorvendo mais informações e técnicas e ter a oportunidade de participar dessas atividades práticas e no mundo real, é o que mais me incentiva a querer continuar estudando e aprendendo cada vez mais", finaliza o acadêmico, Felipe Augusto Bragagnollo.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo