Oito docentes de Direito da FAG conquistam vagas de Mestrado e Doutorado na Unisinos

A formação acadêmica está sendo ofertada em um modelo inédito na região

23/07/2019

Os cursos de Direito do Centro Universitário FAG e da FAG Toledo celebram um grande feito coletivo: oito professores da graduação conquistaram vaga no Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A formação acadêmica está sendo ofertada em um modelo inédito na região, em um convênio interinstitucional com o Centro Universitário FAG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Escola de Magistratura para capacitação em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Para o Mestrado, conseguiram a vaga: Guilherme Rezende Carneiro (Cascavel), Márcia Fernanda (Cascavel) e Paulo Henrique Helene (Cascavel). Para o Doutorado, os classificados são: Lucas Paulo Orlando Oliveira (Cascavel), Eduardo Hoffmann (Cascavel e Toledo), Figueiredo Monteiro Neto (Toledo), Diogo Lopes Cavalcante (Toledo), Fabiane Grando (Toledo) e Rodrigo Rodrigues Dias (Toledo). "Nossa intenção é oferecer qualificação dos nossos docentes e formar grupos de pesquisa. A longo prazo, pretendemos nos aperfeiçoar para estruturar nosso próprio Programa de Mestrado e Doutorado", destaca o Coordenador do Programa de Pós-graduação do Centro Universitário FAG, Osmar Antonio Conte.

Figueiredo Monteiro Neto, além de docente do curso de Direito da FAG Toledo, também é juiz de Direito, segundo ele, desde quando iniciou o exercício da docência na FAG, em 2015, então FASUL, tem se preocupado em levar aos alunos os materiais que os permitam desenvolver um raciocínio crítico sobre o Direito, com profundo embasamento teórico. "Isso somente é possível com muito estudo e aperfeiçoamento dos próprios professores. Assim, cursei o mestrado e agora ingresso no doutorado, pois, somente com a educação, é que podemos transformar a nossa sociedade, e começamos nas salas de aula, com pequenas atividades, mas que somadas alcançam grandes resultados. Esse é um compromisso, aliás, de vários outros professores da FAG que, juntamente comigo, acabaram de ingressar no doutorado, demonstrando a preocupação dos docentes com seus alunos e a qualidade do curso ofertado à nossa comunidade", expressa.

Para Rodrigo Dias, também docente da FAG Toledo e juiz de Direito, "a aprovação no Doutorado significa a continuidade na vida acadêmica, em programa altamente conceituado. O processo seletivo foi difícil e exigente e consolida uma primeira vitória. Agora, é manter o foco e a dedicação para cumprir os créditos e os demais desafios, até o alcance do título. Espero reverter tudo isso na atividade docente, em benefício dos meus alunos e de projetos futuros junto à nossa instituição".

O Mestre Lucas Oliveira é ex-aluno do Colégio FAG e egresso do curso de Direito da FAG. Segundo ele, "em tempos em que o conhecimento científico, as universidades e a dignidade humana são tão questionados e relativizados, vejo na oportunidade de fazer Doutorado uma afirmação de posição antagônica a estas tendências contemporâneas. Por isso, agradeço à FAG, não apenas por ter me acompanhado desde a minha formação no ensino médio, na graduação e pós, mas também por ter me acolhido enquanto docente e ter permitido que eu me desenvolvesse não apenas como profissional, mas como pessoa, de forma a compreender o Direito como uma ferramenta a favor da esperança de um mundo melhor, onde a ciência e a dignidade de todos sejam devidamente valorizadas".

Guilherme Carneiro, além de docente de Direito do Centro FAG, também é Promotor de Justiça. Ele aguarda com entusiasmo a nova missão no universo acadêmico. "Estou bem contente, porque o desafio de cursar um Mestrado é interessante. Voltar aos bancos acadêmicos é uma experiência que vai enriquecer bastante na minha carreira enquanto promotor e também em sala de aula. Acredito que isso possibilitará mais conhecimento para compartilhar", detalha.

Para as Coordenações dos cursos, a formações dos docentes significa ganho pessoal aos profissionais, mas também reflete positivamente na qualidade das graduações que, hoje, já são reconhecidamente as melhores da região. "O programa de Pós-graduação de UNISINOS, hoje em dia, é, sem dúvida, o melhor no país no âmbito do Direito, e o fato de termos docentes selecionados para os programas de Mestrado e Doutorado confirma que nosso elenco de professores é qualificado: nossos docentes são, sem dúvida, um dos diferenciais dos Cursos de Direito, tanto de Toledo quanto de Cascavel! Além disso, o doutorado engrandece a experiência destes profissionais com o Direito e enriquece a experiência dos nossos alunos com estes docentes! Todos ganhamos!", declara a Coordenadora do curso de Direito da FAG Toledo, Camila Milazotto Ricci. "O professor que busca novas habilidades e aperfeiçoamento  é aquele que entende que ensinar é  ser capaz de ir em busca do conhecimento  sempre. Este aprofundamento da formação em uma instituição renomada como a UNISINOS mostra o quanto nossos docentes se preocupam com o conhecimento e estão aptos ao aprofundamento deste. Dos selecionados temos 2 egressos, cuja base da formação é fruto desta casa, um orgulho para nosso curso que tem hoje 17 anos", complementa a Coordenadora do curso de Direito do Centro FAG, Viviana Bianconi.

As aulas serão realizadas tanto nas dependências da Unisinos quanto da Unioeste em Cascavel, sempre sob a coordenação acadêmica da Unisinos. As aulas terão início em outubro.

1565989830.JPG
Principal cirurgião de transplante multivisceral do mundo ministra palestra no Comuopar
Centro FAG convida toda a comunidade a prestigiar a 1ª Copa FAG de Voleibol
Trote Solidário da FAG Toledo já arrecadou mais de três toneladas de materiais