Oito docentes de Direito da FAG conquistam vagas de Mestrado e Doutorado na Unisinos

A formação acadêmica está sendo ofertada em um modelo inédito na região

23/00/2019

Os cursos de Direito do Centro Universitário FAG e da FAG Toledo celebram um grande feito coletivo: oito professores da graduação conquistaram vaga no Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A formação acadêmica está sendo ofertada em um modelo inédito na região, em um convênio interinstitucional com o Centro Universitário FAG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Escola de Magistratura para capacitação em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Para o Mestrado, conseguiram a vaga: Guilherme Rezende Carneiro (Cascavel), Márcia Fernanda (Cascavel) e Paulo Henrique Helene (Cascavel). Para o Doutorado, os classificados são: Lucas Paulo Orlando Oliveira (Cascavel), Eduardo Hoffmann (Cascavel e Toledo), Figueiredo Monteiro Neto (Toledo), Diogo Lopes Cavalcante (Toledo), Fabiane Grando (Toledo) e Rodrigo Rodrigues Dias (Toledo). "Nossa intenção é oferecer qualificação dos nossos docentes e formar grupos de pesquisa. A longo prazo, pretendemos nos aperfeiçoar para estruturar nosso próprio Programa de Mestrado e Doutorado", destaca o Coordenador do Programa de Pós-graduação do Centro Universitário FAG, Osmar Antonio Conte.

Figueiredo Monteiro Neto, além de docente do curso de Direito da FAG Toledo, também é juiz de Direito, segundo ele, desde quando iniciou o exercício da docência na FAG, em 2015, então FASUL, tem se preocupado em levar aos alunos os materiais que os permitam desenvolver um raciocínio crítico sobre o Direito, com profundo embasamento teórico. "Isso somente é possível com muito estudo e aperfeiçoamento dos próprios professores. Assim, cursei o mestrado e agora ingresso no doutorado, pois, somente com a educação, é que podemos transformar a nossa sociedade, e começamos nas salas de aula, com pequenas atividades, mas que somadas alcançam grandes resultados. Esse é um compromisso, aliás, de vários outros professores da FAG que, juntamente comigo, acabaram de ingressar no doutorado, demonstrando a preocupação dos docentes com seus alunos e a qualidade do curso ofertado à nossa comunidade", expressa.

Para Rodrigo Dias, também docente da FAG Toledo e juiz de Direito, "a aprovação no Doutorado significa a continuidade na vida acadêmica, em programa altamente conceituado. O processo seletivo foi difícil e exigente e consolida uma primeira vitória. Agora, é manter o foco e a dedicação para cumprir os créditos e os demais desafios, até o alcance do título. Espero reverter tudo isso na atividade docente, em benefício dos meus alunos e de projetos futuros junto à nossa instituição".

O Mestre Lucas Oliveira é ex-aluno do Colégio FAG e egresso do curso de Direito da FAG. Segundo ele, "em tempos em que o conhecimento científico, as universidades e a dignidade humana são tão questionados e relativizados, vejo na oportunidade de fazer Doutorado uma afirmação de posição antagônica a estas tendências contemporâneas. Por isso, agradeço à FAG, não apenas por ter me acompanhado desde a minha formação no ensino médio, na graduação e pós, mas também por ter me acolhido enquanto docente e ter permitido que eu me desenvolvesse não apenas como profissional, mas como pessoa, de forma a compreender o Direito como uma ferramenta a favor da esperança de um mundo melhor, onde a ciência e a dignidade de todos sejam devidamente valorizadas".

Guilherme Carneiro, além de docente de Direito do Centro FAG, também é Promotor de Justiça. Ele aguarda com entusiasmo a nova missão no universo acadêmico. "Estou bem contente, porque o desafio de cursar um Mestrado é interessante. Voltar aos bancos acadêmicos é uma experiência que vai enriquecer bastante na minha carreira enquanto promotor e também em sala de aula. Acredito que isso possibilitará mais conhecimento para compartilhar", detalha.

Para as Coordenações dos cursos, a formações dos docentes significa ganho pessoal aos profissionais, mas também reflete positivamente na qualidade das graduações que, hoje, já são reconhecidamente as melhores da região. "O programa de Pós-graduação de UNISINOS, hoje em dia, é, sem dúvida, o melhor no país no âmbito do Direito, e o fato de termos docentes selecionados para os programas de Mestrado e Doutorado confirma que nosso elenco de professores é qualificado: nossos docentes são, sem dúvida, um dos diferenciais dos Cursos de Direito, tanto de Toledo quanto de Cascavel! Além disso, o doutorado engrandece a experiência destes profissionais com o Direito e enriquece a experiência dos nossos alunos com estes docentes! Todos ganhamos!", declara a Coordenadora do curso de Direito da FAG Toledo, Camila Milazotto Ricci. "O professor que busca novas habilidades e aperfeiçoamento  é aquele que entende que ensinar é  ser capaz de ir em busca do conhecimento  sempre. Este aprofundamento da formação em uma instituição renomada como a UNISINOS mostra o quanto nossos docentes se preocupam com o conhecimento e estão aptos ao aprofundamento deste. Dos selecionados temos 2 egressos, cuja base da formação é fruto desta casa, um orgulho para nosso curso que tem hoje 17 anos", complementa a Coordenadora do curso de Direito do Centro FAG, Viviana Bianconi.

As aulas serão realizadas tanto nas dependências da Unisinos quanto da Unioeste em Cascavel, sempre sob a coordenação acadêmica da Unisinos. As aulas terão início em outubro.

Coordenadora de Design de Interiores participa do Pixel Show em SP
PhD alemã visita campus do Centro FAG
2019 Cascavel
FAG Toledo oferta bolsa de estudos para ganhadoras de concurso de redação