Centro FAG realiza 1º Fórum Nacional de Educação
Programação do primeiro dia incluiu oficinas e palestra sobre ensino inovador
Na terça-feira (23) professores do Centro FAG deram início às atividades do 1º Fórum Pedagógico de Educação - Metodologias Inovadoras. O evento é uma realização da COOPEX (Coordenação de Pesquisa e Extensão).
Logo pela manhã aconteceram as oficinas "Mídias sociais como forma de ensino e aprendizagem", ministrada pelo professor do curso de Direito, Paulo Henrique Helene e também, "Inovação na Matriz Curricular", com o pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto. No período da tarde a programação foi aberta às apresentações de trabalhos científicos.
A abertura das atividades integrou o lançamento do livro "Bola na trave não é gol" do professor Everton Paulo Roman.
Na sequência Rodolfo Bertolini, Diretor-Geral do UCL (Centro Universitário Celso Lisboa), compartilhou sua experiência sobre "Ensino Inovador". Com a visão de que só é possível revolucionar a educação com o apoio mútuo entre as instituições de ensino superior, ele contou sobre a abordagem metodológica criada pela UCL, para uma aprendizagem colaborativa, dinâmica e conectada. "Aquela visão do professor que produz conteúdo para o aluno consumir não funciona mais. Pensamos em uma relação mais simbiótica, horizontal, coletiva", reflete Rodolfo.
Habituados ao ensino tradicional, os alunos precisam de estímulos para aceitar os novos modelos de ensino e aprendizagem. É papel dos educadores criar métodos que motivem a busca pela reflexão e pelas habilidades de cada indivíduo. "Dificilmente um professor, no modelo tradicional, pergunta aos alunos o que eles querem aprender. Desconsiderar o desejo deles em aprender é, na nossa visão, um fator que dificulta o processo de aprendizagem", finaliza.
De acordo com a coordenadora da COOPEX, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel, o evento é uma oportunidade para difundir as experiências com o ensino inovador, que já é realidade no Centro FAG. "Metodologias Inovadoras de ensino dependem da criatividade e de experiências. Nós temos bons resultados para mostrar, mas também muito para conhecer. Por isso propusemos o Fórum Nacional de Educação, trazendo a formação com grandes profissionais para o nosso corpo docente e para os professores de outras instituições", finaliza Aline.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo