Centro FAG realiza 1º Fórum Nacional de Educação

Programação do primeiro dia incluiu oficinas e palestra sobre ensino inovador

25/07/2019


Na terça-feira (23) professores do Centro FAG deram início às atividades do 1º Fórum Pedagógico de Educação - Metodologias Inovadoras. O evento é uma realização da COOPEX (Coordenação de Pesquisa e Extensão). 

Logo pela manhã aconteceram as oficinas "Mídias sociais como forma de ensino e aprendizagem", ministrada pelo professor do curso de Direito, Paulo Henrique Helene e também, "Inovação na Matriz Curricular", com o pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto. No período da tarde a programação foi aberta às apresentações de trabalhos científicos.

A abertura das atividades integrou o lançamento do livro "Bola na trave não é gol" do professor Everton Paulo Roman. 

Na sequência Rodolfo Bertolini, Diretor-Geral do UCL (Centro Universitário Celso Lisboa), compartilhou sua experiência sobre "Ensino Inovador". Com a visão de que só é possível revolucionar a educação com o apoio mútuo entre as instituições de ensino superior, ele contou sobre a abordagem metodológica criada pela UCL, para uma aprendizagem colaborativa, dinâmica e conectada. "Aquela visão do professor que produz conteúdo para o aluno consumir não funciona mais. Pensamos em uma relação mais simbiótica, horizontal, coletiva", reflete Rodolfo. 

Habituados ao ensino tradicional, os alunos precisam de estímulos para aceitar os novos modelos de ensino e aprendizagem. É papel dos educadores criar métodos que motivem a busca pela reflexão e pelas habilidades de cada indivíduo. "Dificilmente um professor, no modelo tradicional, pergunta aos alunos o que eles querem aprender. Desconsiderar o desejo deles em aprender é, na nossa visão, um fator que dificulta o processo de aprendizagem", finaliza. 

De acordo com a coordenadora da COOPEX, Aline Gurgacz Ferreira Meneghel,  o evento é uma oportunidade para difundir as experiências com o ensino inovador, que já é realidade no Centro FAG. "Metodologias Inovadoras de ensino dependem da criatividade e de experiências. Nós temos bons resultados para mostrar, mas também muito para conhecer. Por isso propusemos o Fórum Nacional de Educação, trazendo a formação com grandes profissionais para o nosso corpo docente e para os professores de outras instituições", finaliza Aline. 


WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo