Pós-doutor em Educação Digital é o palestrante da segunda noite do Fórum Nacional de Educação
Cassiano Zeferino é autor do livro Educação 4.0: Princípios e Práticas de Inovação em Gestão e Docência.
A programação da quarta-feira (24), segundo dia do Fórum Nacional de Educação, contou com as oficinas "Aprendizagem Ativa", ministrada pela professora Luana Wulfing, e Metodologias Ativas em EAD, abordada pela docente Thuinie Daros.
À noite, o corpo docente se reuniu no anfiteatro da reitoria, onde recebeu Cassiano Zeferino, que é pós-doutor em Educação Digital pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O palestrante falou sobre Educação 4.0, tema do livro de sua autoria, intitulado "Educação 4.0: Princípios e Práticas de Inovação em Gestão e Docência".
De acordo com o pesquisador, Educação 4.0 é uma teoria que vem ao encontro das necessidades da gestão e docência na educação. Está baseada em quatro pilares que sempre estiveram evidentes em suas pesquisas: MSE - Modelo Sistêmico de Educação; ECT - Educação Científica e Tecnológica; EGC ? Engenharia e Gestão do Conhecimento e CBQ - Ciberarquitetura.
A visão, de Educação 4.0, começou a ser estabelecida em 2014, quando Cassiano foi convidado a escrever um projeto do laboratório de pesquisa do ITA, dedicado a educação científica e tecnológica.
A intenção do pesquisador é que o conceito ajude professores a entender como as pessoas aprendem. "Especificamente as competências e habilidades estão na dimensão do conhecimento tácito, que são de natureza íntima de cada pessoa. São desenvolvidas em situações que permitam testá-las, experimentá-las. Podemos até inspirar alguém a fazer alguma coisa, mas a pessoa tem que fazer. O protagonismo é um dos termos centrais desta questão", analisa Cassiano.
Aos educadores cabe o papel de compreender melhor essa natureza do conhecimento. "Esse novo papel do professor é de grande valor. Na medida em que se cria novos processos, que propiciam o envolvimento dos alunos nas ações, o professor favorece que eles desenvolvam uma série de competências, não apenas na sua disciplina, mas também competências sociais e afetivas que são essenciais para o enfrentamento de situações futuras", finaliza.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo