Centro FAG se torna cabanha de produção de ovinos de elite
Em breve, será buscada a certificação dos animais junto à Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco)
De olho em um segmento em crescimento e também nas oportunidades de conhecimento que podem ser proporcionadas aos acadêmicos, o Centro Universitário FAG passou a ser uma Cabanha de Ovinocultura para produção de animais de elite, ou seja, terá um rebanho focado em genética, puro de origem (P.O).
A viabilização da novidade foi feita pelo Coordenador do curso de Medicina Veterinária, Adriano Ramos Cardoso, que conta com ampla experiência na criação de ovinos. Segundo ele, a raça escolhida para compor o plantel é a Ile de France. "É uma raça de fácil adaptação em todo o território nacional, apresenta uma musculatura encorpada, proporcionando uma carne com gordura entremeada, o que confere maior suculência, muita bem aceita no mercado", detalha.
Para as aulas do curso de Medicina Veterinária, serão diversos ganhos. Os acadêmicos poderão realizar coleta de sêmen, transferência de embrião e inseminação artificial. O primeiro fruto desse trabalho, inclusive, já nasceu: é o filhote, que ainda não tem nome oficial, mas foi apelidado de Az, gerado a partir de inseminação artificial. Além dele, completam o rebanho 1 carneiro e 3 fêmeas. Para a acadêmica do curso, Eduarda Girardi, a novidade vai possibilitar "conhecimento sobre informações da raça e afecções que predispõem da mesma, aprendizado sobre reprodução desses animais, manejo de prenhez e parto, cuidados com recém-nascidos, genética em geral e melhoramento genético, alimentação correta, além de conhecimentos sobre padrão racial para saber diferenciar o manejo com cada uma delas".
Em breve, será buscada a certificação dos animais junto à Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). Assim, será possível fazer o registro genealógico dos ovinos, com uma espécie de "documento de identidade", contendo o nome pai, da mãe, data, local de nascimento e dos avós.
O investimento em genética para o aprimoramento dos animais ocorre no Hospital Veterinário FAG, um dos principais espaços universitários de Medicina Veterinária do Paraná. "Temos a estrutura adequada para um plantel de muita qualidade. Logo, logo, estaremos participando de exposições, demonstrando a genética produzida no Centro FAG", encerra Adriano.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo