Professor de Educação Física publica artigo na revista americana Sports Medicine
Trabalho do professor Rodrigo Poderoso fala sobre lesões de corredores amadores
O professor de Educação Física do Centro Universitário FAG, Rodrigo Poderoso, conquistou mais uma publicação internacional. O trabalho dele foi publicado na Revista Sports Medicine (Medicina do Esporte), com o título "Percepção de fatores de risco de lesões entre corredores amadores: estudo qualitativo das avaliações cognitivas e respostas comportamentais".
Segundo o resumo do estudo, "foi investigar a prevalência de lesões musculoesqueléticas e a percepção de fatores de risco para lesões relacionadas à raça (LRC) por corredores recreativos. Setenta e sete corredores de ambos os sexos (47 homens e 30 mulheres) com idade entre 30 e 51 anos foram submetidos para uma entrevista semiestruturada. Aproximadamente 53% sofreram uma lesão no passado". Os principais fatores atribuídos pelos corredores à lesão foram intrínsecos "não respeitar os limites do corpo" e "tipo de pegada". Entre os fatores extrínsecos: "calçado inadequado", "treinamento excessivo" e "não alongamento".
Poderoso é Doutorando em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real, Portugal e é Mestre em Ciências do Desporto mesma instituição. Recentemente, ele publicou um artigo em outra revista internacional, a europeia "Motrocidade", sobre saltos em profundidade.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo