Centro FAG encerra Fórum Nacional de Educação com tema Aprendizagem Criativa
Professor Vasco Moretto aponta recursos para o sucesso da relação ensino e aprendizagem
Durante a programação do Fórum Nacional de Educação, os professores do Centro FAG foram imergidos em conteúdos voltados às metodologias inovadoras. Profissionais da casa, e de outras instituições de ensino, compartilharam experiências com os novos processos educacionais.
No último dia, quinta-feira (25), as oficinas trouxeram os seguintes temas: Projetos de aprendizagem criativa na universidade: Tecnologia, Conhecimento e Empreendedorismo, ministrada por Suzana Ceccato; Tematizando sobre a Base Nacional Comum Curricular, com Ione Hilgert; e Me ensinas como funciona e compreenderei quem tú és: Case de metodologias ativas no ensino de fisiologia vegetal, por Erivan de Oliveira Marreiros e Jéssica patrícia Borges da Silva.
À noite o mestre em didática das Ciências, Vasco Moretto, falou sobre "Aprendizagem Criativa". Em seus estudos ele aponta recursos para o bom relacionamento no processo de ensino e aprendizagem. "A habilidade, por exemplo, é um dos recursos para o desenvolvimento de competência. A competência é a capacidade do sujeito de mobilizar recursos, visando abordar e resolver situações complexas", explica o pesquisador.
De acordo com Vasco, aprender é construir significados e sentidos. Ensinar é oportunizar esta construção. "O conteúdo explanado de forma comum é o significado. A forma como cada indivíduo recebe o conteúdo, é o sentido que ele dá às informações".
O novo modelo que revoluciona a educação busca fazer do aluno um pensador. "Por que antes de "P" e "B" vem "M" e antes das demais consoantes vem "N"? Compreendemos a regra, mas não questionamos o porquê", provoca Vasco, que analisa ainda o papel dos atores no cenário da educação. "Professores e alunos são protagonistas, cada um na sua situação complexa. A situação complexa do professor é: Como o aluno aprende? Como ensinar? Como avaliar? Para responder a essas questões se faz necessário o diálogo. O professor precisa entender que a compreensão se forma a partir daquilo que o aluno já sabe", finaliza.
A Coordenadora da COOPEX (Coordenação de Pesquisa e Extensão), Aline Gurgacz Ferreira Meneghel, comemora o sucesso do 1º Fórum Nacional de Educação. "É muito satisfatório perceber que nosso corpo docente está interessado em, cada vez mais, aprimorar suas formas de ensinar, para valorizar nossos acadêmicos. É um evento que reforça aquilo que já fazemos bem".
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo