Fisioterapia realiza palestra sobre Disfunção da ATM
Marcelo Tenreiro, referência nacional em DTM, abordou sobre o diagnóstico e o tratamento fisioterápico.
As turmas do curso de Fisioterapia do Centro Universitário FAG receberam, nesta sexta-feira (02), o fisioterapeuta Marcelo Tenreiro, que ministrou a palestra "A Fisioterapia no manejo dos sintomas das desordens das ATMs". Marcelo é especialista em Fisioterapia Ortopédica, em Quiropraxia e em Disfunção da ATM. Ele é autor do livro "Terapia Manual nas Disfunções da ATM" e referência nacional no assunto.
A ATM é a articulação temporomandibular que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção que compromete esta articulação da mandíbula e dos músculos próximos, causando dor e mobilidade. De acordo com dados apresentados pelo fisioterapeuta, 70 por cento da população brasileira apresenta algum problema relacionado à ATM, 30 por cento necessita de tratamento, mas apenas 5 por cento realiza a terapia. "É um problema de saúde pública. Poucos profissionais sabem diagnosticar. Precisamos capacitar os futuros profissionais da saúde para que consigam captar a patologia e evitar transtornos maiores aos pacientes. É o que estamos fazendo hoje aqui com a turma de Fisioterapia".
A DTM, se não tratada, pode resultar em piora do quadro com dores crônicas, transtornos psiquiátricos e psicológicos. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, nas articulações da boca, no pescoço e região das costas, travamento na abertura da boca, zumbido e tontura. "A fisioterapia, como forma de tratamento dos sinais e sintomas, alivia a dor, recupera a funcionalidade da articulação da boca e evita a má oclusão dentária", explica Marcelo.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo