Equipe do Hospital Veterinário realiza procedimento odontológico em onça no Paraguai
O Hospital é referência no atendimento de selvagens na região
A habilidade e a capacidade da equipe do Hospital Veterinário do Centro Universitário FAG para procedimentos em animais selvagens tornaram o espaço referência na região. E, se o animal não puder ser trazido até eles, os médicos veterinários vão ao encontro do bicho. Foi o que aconteceu ontem (13): os médicos veterinários e professores do curso de Medicina Veterinária, Rodrigo Neca Ribeiro e Rafael Mantovani foram convidados para um procedimento em uma onça pintada do Centro de Investigação de Animais Silvestres da Itaipu Binacional no Paraguai.
Rodrigo, que é anestesiologista, ajudou na captura do animal. A onça foi levada para o lado brasileiro da Itaipu, no Refúgio Biológico Bela Vista, onde o tratamento de canal foi realizado pelo veterinário, Rafael. Na sequência, foi feito o transporte ao local de origem.
O médico veterinário começou o trabalho com felinos selvagens em 2011, enquanto ainda era acadêmico. Ele se formou em 2013, quando fez seu estágio obrigatório nos EUA, também com esse foco. A atuação, enquanto profissional, é principalmente com animais felídeos neotropicais que vivem no Brasil.
PARCERIAS
O Hospital Veterinário tem diversas parcerias, uma delas é com o Zoológico Municipal de Cascavel. O acordo permite ao Zoológico contar com assistência contínua dos animais, principalmente para os selvagens, enquanto para o Hospital é uma oportunidade de aperfeiçoamento dos profissionais e experiência aos acadêmicos que assistem aos procedimentos.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo