NAP promove curso para ensinar técnicas para a fabricação da cerveja artesanal
Fazer a própria cerveja virou tendência, além de ser uma oportunidade de negócio.
O curso Produção de Cerveja Artesanal, promovido pelo NAP (Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional) ligado ao Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário FAG, foi destinado ao público em geral. A fabricação artesanal da bebida tem ganhado muitos adeptos, alguns já conseguem garantir até uma renda extra, enquanto outros adotaram como hobby.
"Penso que as pessoas estão ficando com paladar mais exigente. Com o aparecimento de novas cervejarias, as pessoas tiveram acesso às cervejas diferenciadas e novos estilos. A facilidade de encontrar equipamentos para produção também ajudou a instigar os apreciadores de boa cerveja a produzir a sua própria bebida", analisa o cervejeiro, Jeder Scheneider, que ministra as aulas.
"Para fazer uma cerveja é necessário conhecer os ingredientes, saber o básico sobre fermentação e, acima de tudo, ser criativo e gostar de cozinhar", ressalta Jeder.
As etapas para a produção de cerveja consistem na moagem do malte, mosturação (escalas de temperatura), fermentação, maturação e envase. Os alunos vão conhecer todo esse processo. A bebida fabricada no sábado (10) permancerá em um freezer, no laboratório de nutrição. São 15 dias de fermentação. A segunda fase será em 24 de agosto, quando será feito o envase.
A professora do Centro FAG, Daniela Miotto Bernardi, que é nutricionista, auxiliou na elaboração do curso.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo