Encontro da Atenção à Obesidade discute orientações e experiências do SUS
O Centro Universitário FAG e a Fundação Hospitalar São Lucas integram o GAO - Grupo de Atenção à Obesidade, organizador do evento
Ontem (15) o Auditório Arnaldo Busato, no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou o IV Encontro de Atenção à Obesidade. O evento foi organizado pelo GAO - Grupo de Atenção à Obesidade, cuja sede é na 10ª Regional de Saúde e é fruto de um trabalho coletivo que vem sendo realizado para prevenir e combater a obesidade. O Centro Universitário FAG e a Fundação Hospitalar São Lucas integram esse grupo e foram representados pela Coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Estética e Cosmética, Leda Paes Walcker, pela Coordenadora de Nutrição, Nanci Berto, pelo professor de Fisioterapia, César Luchesa, e por alunos do 8º período de Fisioterapia.
O evento reuniu profissionais da saúde de 27 municípios da região e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde. "O objetivo do evento foi conscientizar os profissionais da saúde desde a atenção primária sobre o manejo da Obesidade. Dados recentes mostram que mais de 50% da população brasileira está acima do peso, 20% da população é obesa e 5% com obesidade mórbida", detalha Leda.
Representando o Ministério da Saúde no evento, a nutricionista Isabel Moutinho Diefenthaler, que é da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), explica a linha de cuidado de sobrepeso e obesidade. "O Ministério vem trabalhando com as ações da linha de cuidado buscando atender a multifatorialidade que essa doença traz, então temos as academias da saúde, as práticas integrativas, danças circulares, práticas alternativas do uso clássico de farmacológicos".
A programação matinal do evento contou com palestras que abordaram as temáticas "Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade", "Mudando Hábitos: Experiência Inovadora do Município de Pomerode/SC", e "Experiência do Município de Anahy/PR - Projeto na Medida Certa". E também uma plenária para discutir a linha de cuidados de sobrepeso e obesidade.
GAO
O GAO vem há alguns anos trazendo iniciativas que busquem outras formas de tratamento que não sejam intervenções cirúrgicas, como a Cirurgia Bariátrica. No Brasil, pelo SUS, aproximadamente 700 mil pessoas teriam indicação para realizar a cirurgia, ou seja, precisaria de 60 anos para realizar todas, isso se não houvessem outras indicações.
Dentre as práticas para evitar essas ocorrências, o GAO organiza não só encontros de conscientização como este, para profissionais e atuantes na área, mas também para a população geral, com eventos como o "Mais Saúde", que integra diferentes práticas de informação para obesidade e sobrepeso.
O encontro teve continuidade à tarde com minicursos e rodas de conversa. Os minicursos tiveram as seguintes temáticas: Do diagnóstico ao tratamento na linha de cuidado do sobrepeso e da obesidade; A obesidade e os transtornos alimentares; Pesquisas e experiências na atenção à obesidade; Atividade física na prevenção e tratamento da obesidade.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo