Arquiteto empreendedor: Acadêmicos vão propor startups para resolver problemas reais de urbanismo
Antes de iniciar o processo com os alunos, os professores também foram ensinados. Agora, são os disseminadores dessas informações
Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, que participam neste semestre do Estágio de Urbanismo, terão um grande desafio neste semestre: vão propor soluções para problemas reais de urbanismo a partir de Startups. A proposta integra o Projeto Acadêmico Empreendedor, que institucionalizou no Centro FAG o incentivo para ideias empreendedoras por parte dos acadêmicos. O projeto é desenvolvido pela Coordenação Pedagógica e o Start FAG, em parceria com o Sebrae e o Ecossistema da Construção Civil, Construtec.
Antes de iniciar o processo com os alunos, os professores também foram ensinados. Agora, são os disseminadores dessas informações. No primeiro encontro, realizado na última quinta-feira (15), os acadêmicos receberam informações gerais sobre o que são Startups, Plano de Negócios e modelo Canvas. Eles já estão divididos em grupos e, a partir dessa semana, vão receber os seguintes temas para começar a identificar problemáticas: Mobilidade, Acessibilidade, Infraestrutura, Espaços Públicos, Meio Ambiente, Institucionalidade e Gestão Pública. "No fim do bimestre, eles passarão por uma banca orientativa, para ouvir aconselhamentos sobre o direcionamento do projeto e, no fim do ano, passam pela banca avaliativa, com anjos-investidores", explica a professora Renata Esser.
"Os alunos estão muito motivados, pois a meta é criarem startups que possam ser viabilizadas como atividade de trabalho para eles, após a conclusão de seu curso! Estão com brilho e sangue nos olhos, pelo diferencial competitivo que a FAG está oferecendo", destaca a Coordenadora do curso, Solange Smolarek Dias.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo