Quase 500 alunos de ensino médio participam de 1ª Copa FAG de Voleibol
Ao todo 28 equipes se inscreveram, foram 20 colégios participantes, entre eles, 17 públicos e 3 particulares
Atletas do ensino médio de Cascavel e mais 6 cidades (Ibema, Corbélia, Boa Vista da Aparecida, Itaipulândia, Guaraniaçu e Campo Bonito) disputaram no último sábado (17) a 1ª Copa FAG de Voleibol. Quase 500 pessoas, entre atletas e acadêmicos de Educação Física passaram o dia todo no Complexo Esportivo da FAG.
As categorias, tanto no feminino quanto no masculino, foram Chave Ouro, para equipes que participam de mais competições, e Chave Prata, para aquelas que participaram de menos jogos. Ao todo 28 equipes se inscreveram, foram 20 colégios participantes, entre eles, 17 públicos e 3 particulares. Os atletas têm entre 14 e 17 anos. "O foco era montar um evento para o segundo semestre, que tivesse como objetivo trazer os alunos dos colégios da região de Cascavel. Para isso foram misturados acadêmicos de vários períodos, e por ser o primeiro evento é muito legal que tenhamos tantas equipes participando", conta a professora do curso de Educação Física, Franciele Cheusczuck, idealizadora do evento.
A iniciativa também conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação. "Quando veio a proposta, da FAG, de ser parceiros nesse evento, foi gratificante já que era a oportunidade perfeita de somar o trabalho que os professores de educação física desenvolvem durante o bimestre com o incentivo esportivo que os alunos precisam ter nessa fase da vida escolar", expõe Luciana Paulista da Silva, Chefe do NRE Cascavel.
Para os alunos participantes foi uma oportunidade de adquirir ainda mais experiência em quadra. "Estou muito ansiosa, é sempre legal ter a oportunidade de defender e representar o colégio dentro de quadra. Por esse motivo é muito importante também trabalhar o espírito de equipe, é como estar em família", opina Vanessa Mendes, aluna e atleta do Colégio São Cristóvão. "Nós treinamos bastante, e por isso a expectativa é boa. Mesmo que o meu time tenha perdido o primeiro jogo, estamos gostando muito da experiência e da possibilidade de mostrar o nosso potencial. Vamos buscar a classificação", declara Amanda Vasques, aluna e atleta do Colégio Castelo Branco.
Acadêmicos do curso de Educação Física ajudaram em diferentes funções no evento. "É de suma importância participar de um evento como esse, ainda mais no meu caso, já que ainda estou no segundo período e nem cheguei a ter a matéria de vôlei ainda. Trabalhando com esporte é preciso aprender sobre organização de eventos desse porte", destaca o acadêmico, Jhon Carlos Rodrigues. "Esse evento, para os acadêmicos, é uma oportunidade de colocar em prática o que eles aprendem no dia a dia, tanto no vôlei quanto em outras modalidades. Eles estão ajudando em tudo, passando pela arbitragem, com os mesários, organizando as quadras. Sem dúvida é muito enriquecedor para o currículo deles", ressalta o coordenador do curso de Educação Física, Vitor Cesar Moreira.
Classificação:
Chave Ouro Feminino
1o Lugar: Colégio Auxiliadora
2o Lugar: Colégio Wilson Joffre
3o Lugar: Colégio Padre Carmelo Perrone
Chave Ouro Masculino
1o Lugar: Colégio São Cristóvão
2o Lugar: Colégio Padre Carmelo Perrone
3o Lugar: Colégio Horácio dos Reis
Chave Prata Feminino
1o Lugar: IFPR
2o Lugar: Colégio Sagrada Família
3o Lugar: Colégio Eleodoro
Chave Prata Masculino
1o Lugar: Colégio Marista
2o Lugar: Colégio Amâncio Moro
3o Lugar: Colégio Anchieta
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo