Colégio FAG realiza a 16ª edição do Concurso de Oratória
Competição é fruto de atividades que incentivam à leitura e produção textual.
Alunos do Colégio FAG disputaram na terça-feira (13) o Concurso de Oratória, que é o resultado da disciplina de Leitura e Produção de Texto, de responsabilidade do professor João Carlos Rossi. No total, 29 Crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos competiram. O concurso envolveu do 5º ano do ensino fundamental ao 1º do ensino médio. Os oradores foram os próprios autores de seus textos. Os temas definidos para cada categoria foram: 5º e 6º "Adoção Consciente: O valor dos animais". 7º e 8º "Caminhos para a valorização da vida humana". 9º e 1º "Padrões de Beleza do século XXI: Beleza ou Essência? ".
Antes do concurso, alunos do 2º ano do ensino médio, motivados pela professora Suzana Ceccato, fizeram uma apresentação de teatro e dança com base no poema de Bráulio Bessa intitulado "Beleza não tem padrão".
De acordo com o professor, o desafio instiga o gosto pela leitura e escrita. "O país está com índices decadentes em relação à leitura e escrita. A escola com estímulos criativos faz com que os alunos tomem gosto pela leitura. Quem lê, escreve e fala bem, raciocina bem".
O diretor do Colégio FAG, Givanildo Nardi, lembrou que o concurso de oratória já é promovido há 16 anos. "Em 2019 o nível competitivo está bem elevado. Sinal de que estamos em constante progresso ao estimular nossos alunos. O Colégio FAG tem 17 anos, nunca abrimos mão de realizar o concurso", comemora.
Amanda Hermes, aluna do nono ano, tem 14 anos e experiência em concursos de oratória. Muito tranquila e segura, antes do evento ela comentou que o mais importante não é ganhar, mas poder passar a sua mensagem. Na sua opinião os padrões impostos pela sociedade sobre beleza não são importantes, que as pessoas devem ser respeitadas e amadas como elas são da mesma forma que amam a si mesmos. "Quero fazer as pessoas refletirem e conseguir transformar a visão de pessoas que pensam de forma errada, pois de pouquinho em pouquinho a gente muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo". O desempenho e texto impecável encantaram os jurados, e Amanda conquistou, pela quarta vez, o primeiro lugar.
Todos os participantes receberam medalhas. Os primeiros lugares foram para:
Categoria 5º e 6º ano: Maria Eduarda Gugel (7º ano);
Categoria 7º e 8º ano: Bianca Ito (6º ano);
Categoria 9º e 1º: Amanda Hermes (9º ano).
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo