Curso de Direito realiza Grupo de Estudo sobre Justiça Restaurativa
A Justiça Restaurativa vem ampliando seus espaços de aplicação, que vai além de conflitos jurídicos, mas também problemas na comunidade escolar, comunitária e da administração pública
No último sábado (24), aconteceu o segundo encontro do Grupo de Estudo sobre Justiça Restaurativa FAG. O acadêmico, Clóvis Irian Alves Vaz, orientado pela professora Viviana Bianconi, está à frente deste trabalho, e junto dos demais participantes deste grupo, realizarão os encontros mensais, aos sábados, das 9h às 12h, de forma continuada, avançando em temas sobre mediação, conciliação e direito alternativo e sistêmico.
A Justiça Restaurativa é algo novo e ainda precisa ser melhor compreendida, pois além de servir como meio de resolução de conflitos, também atua de forma a prevenir que eles ocorram, por promover e estimular o diálogo, a empatia e a correspondência social. "Ela se assenta sobre os princípios da solidariedade humana, voluntariedade, conexão, celeridade, informalidade, entre outros. Tem por finalidade o aperfeiçoamento das instituições formais e informais e a prevenção da violência, numa concepção político-criminal", esclarece Viviana.
Conforme o acadêmico Clovis, a Justiça Restaurativa vem ampliando seus espaços de aplicação, que vai além de conflitos jurídicos, mas também problemas na comunidade escolar, comunitária e atinge as demandas da administração pública e os cidadãos, ou seja, há uma margem grande de demanda a serem melhor tratadas pelos métodos restaurativos.
A coordenação do Curso de Direito da FAG estimula a formação de profissionais qualificados para atuarem em todas as esferas de resolução de conflitos, por isso apoia a iniciativa dos acadêmicos na implantação deste grupo de estudos. Todos estão convidados a participar, as inscrições vão até 10 de setembro e valem para o período de 6 meses de atividade do grupo. Não há custos para participar e é também aberto ao público externo. Haverá emissão de certificados para os participantes que concluírem todas as atividades propostas.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo