Luminotécnica integra grade de disciplinas da pós em Archdesign no Mercado de Luxo
Projeto Luminotécnico evidencia ambientes e ganha espaço no mercado brasileiro.
Alunos da especialização em "Archdesing no Mercado de Luxo" iniciaram o módulo de Projeto Luminotécnico, que é ministrado pela arquiteta e urbanista Silvia Carneiro, especialista em Iluminação e Design de Interiores, com atuação em São Paulo. A profissional explica que o projeto luminotécnico vem antes do projeto elétrico e trabalha em paralelo com projeto arquitetônico e layout de interiores. "A iluminação realça a decoração. Evidencia uma parede, uma obra de arte,um móvel reformado. Existem técnicas diferentes de iluminação para destacar tudo isso".
Iluminação também é normativa, para ambiente de trabalho, obrigatória para todos os tipos de projeto comerciais, públicos e semipúblicos, além de outras normas relacionadas a segurança.
No Brasil a luminotécnica começou a ganhar espaço há pouco mais de 10 anos. De acordo com Silvia, é necessária muita evolução para chegar no nível de outros países e isso cabe aos novos profissionais, a exemplo da turma da pós-graduação que busca conhecer e se aperfeiçoar nestas técnicas. "O Brasil é um país basicamente de commodities. A indústria não é detalhada. É uma indústria muito de base. A gente não tem muita tradição em design. Precisamos investir mais nesta tradição", analisa.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo