Alunos de Pedagogia desenvolvem modelos didáticos do Sistema Solar com materiais recicláveis
A ideia da atividade foi proporcionar aos alunos a oportunidade de comparar as diferentes dimensões dos astros que constituem o sistema planetário
Quando os livros didáticos abordam o tema "Sistema Solar", geralmente apresentam uma figura esquemática do mesmo. Nesta figura, o Sol e os planetas são desenhados sem escala e isto não é escrito no texto, o que permite ao aluno imaginar que o Sol e os planetas são proporcionais àquelas bolinhas (discos) lá desenhados. Apesar de não estarem em escala, os planetas maiores são representados por bolinhas grandes e os menores por bolinhas pequenas, mas sem nenhuma preocupação com escalas. Com o objetivo de oferecer subsídios para a construção do conhecimento científico, os alunos do 6º período de Pedagogia, na disciplina de Fundamentos das Ciências Naturais do professor Luciano Mezzaroba, realizaram a construção de modelos didáticos do Sistema Solar.
A ideia da atividade foi proporcionar aos alunos a oportunidade de comparar as diferentes dimensões dos astros que constituem o sistema planetário. É uma atividade que os futuros profissionais poderão utilizar em suas aulas para tornar mais fácil a mediação dos conteúdos referentes ao estudo da Astronomia.
Neste ano, a turma foi desafiada a construir o modelo didático utilizando preferencialmente materiais recicláveis e alternativos, tendo o menor gasto possível, visto que em inúmeras situações no mercado de trabalho, o professor não dispõe de materiais suficientes para o desenvolvimento de tais atividades.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo