Estudantes da FAG Toledo pesquisam sobre nível de conhecimento das pessoas sobre Paulo Freire
Alunos percorreram o campus para entender sobre como as pessoas percebem uma das maiores referências mundiais da educação
Os acadêmicos do 6º período do curso de Pedagogia da FAG Toledo realizaram uma pesquisa pelo campus da FAG Toledo sobre o nível de conhecimento das pessoas com relação ao patrono da educação Paulo Freire. "Eles elaboraram um questionaram e abordaram 50 pessoas aleatórias pela faculdade. A atividade foi pensada para introduzir o conteúdo "Métodos de Alfabetização de adultos de Paulo Freire". Antes de chegar aos métodos, realizamos essa atividade para verificar o que as pessoas pensam e sabem sobre esse autor, inclusive em face dos recentes ataques que o autor tem sofrido", relata o professor Ney Arboleya, responsável pela atividade.
Entre os 50 questionados, 86% já ouviram falar de Paulo Freire, mas apenas seis citaram de forma espontânea que o educador é o patrono da educação brasileira. "Os resultados surpreendem em relação a aspectos como ouviram falar dele, mas não sabem da importância dele e do que ele estudou", analisa o docente.
No final da pesquisa as acadêmicas apresentaram algumas reflexões sobre as entrevistas. Ao dizer o nome do livro de que ouvira falar, por exemplo, um dos entrevistados respondeu "Poder da Ação", mas esse livro é de Paulo Vieira e não de Paulo Freire.
Após esse processo, os acadêmicos do curso popularizaram entre eles algumas ideias do autor com cartazes que foram instalados na sala de aula.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo