Em parceria com Bombeiros, acadêmicos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação ensinam informática para alunos
A ideia surgiu a partir do Major Amarildo Ribeiro, que quis aproveitar o Laboratório de Informática do Quartel, colocando-o à disposição das escolas públicas
Uma parceria entre os cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação do Centro Universitário FAG, o 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel e o Núcleo Regional de Educação (NRE) Cascavel resultou em uma ação com um alto valor social: dois acadêmicos das graduações foram professores voluntários de um curso de Informática Básica, oferecido no Laboratório dos Bombeiros, para alunos do Ensino Médio. Indicados pelo NRE, passaram pela formação cerca de 50 estudantes dos Colégios Estaduais Marcos Cláudio Schuster e Consolata.
As duas turmas se formaram nesta semana. A ideia surgiu a partir do Major Amarildo Ribeiro, que quis aproveitar o Laboratório de Informática do Quartel, colocando-o à disposição das escolas públicas. Em busca de pessoas com conhecimento para ensinar, entrou em contato com o Coordenador dos cursos, Fernando Incerti, que indicou os voluntários. O Vice-reitor do Centro FAG, Sérgio De Angelis, representou a Instituição na formatura. "Agradecemos o Major pela iniciativa com um valor social muito grande, uma vez que vai marcar a vida desses adolescentes, mostrando que é a partir do esforço que se conquista espaço. Também parabenizo os alunos já que eles compreenderam que o conhecimento, quando é dividido, ele cresce. É isso que a FAG espera dos nossos alunos: que coloquem seu conhecimento a serviço da sociedade".
Tiago Spinazzi, um dos acadêmicos voluntários, conta que a experiência foi marcante para quem ensinou e para quem aprendeu. "Eu conseguia ver no rosto dos alunos a alegria por estarem fazendo algo novo. A maioria não tem acesso a um computador em casa. Ensinamos ferramentas novas, que usamos no mercado de trabalho: Word, Excel, Power Point, então acredito que será algo que eles vão guardar na memória. Para nós, foi muito gratificante participar do projeto".
Para Patrick Issler Dal Lago, que também foi professor, o voluntariado se converteu em emprego: ele foi contratado pelo Grupamento de Bombeiros para dar continuidade ao projeto. "Eu sou bastante tímido, e o curso me ajudou bastante. Melhorou até mesmo para eu apresentar os trabalhos, minha comunicação melhorou. Em relação ao emprego, é uma grande oportunidade! Eu já estava atrás de um emprego e agradeço muito por ter conseguido esse espaço".
O Coordenador do curso parabeniza os acadêmicos pelo serviço prestado à sociedade. "A atitude dos acadêmicos é louvável, esta parceria entre os cursos de tecnologia de informação da FAG e o Corpo de Bombeiros vai de encontro com a missão da nossa instituição, de transformar a sociedade, as aulas ministradas pelos acadêmicos com certeza contribuíram muito para o desenvolvimento dos alunos que frequentaram as aulas de informática, o trabalho voluntário realizado pelos acadêmicos evidencia o compromisso dos cursos em integrar as atividades acadêmicas com a sociedade", finaliza Fernando.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo