Jinteg: Ciências Contábeis explora semana com diversidade de temas
Comércio exterior, mídias sociais e empreendedorismo incluíram a programação.
A Jinteg (Jornada Integrada de Direito e Ciências Contábeis) contou com uma programação diversificada com conteúdo extracurricular. Dando sequência às atividades de Ciências Contábeis, na quarta-feira (28), o advogado Luiz Alfredo Vaz Junior e o contador, Eli Nilson da Silva Sousa, que atuam em Curitiba com assessoria de comércio exterior e tributação, falaram sobre a importância do contador e seus conhecimentos nas relações comerciais de importação e exportação.
Luiz ressaltou a falta de qualificação dos profissionais para trabalhar com comércio exterior e recomendou, aos interessados, o caminho para explorar este mercado. "É preciso conhecer muito sobre legislação internacional e se atualizar constantemente, porque as modificações são muito rápidas. Os profissionais não se dão conta de quantas oportunidades existem para importação e exportação no país. Antigamente o contador atuava mais na escrituração contábil, hoje em dia também faz análises de mercado. É necessário entender amplamente da legislação, para poder interagir com seu cliente e orientar as melhores escolhas".
Na quinta-feira (29) Paulo Henrique Helene, advogado e professor do Centro FAG, trouxe a temática Mídias Sociais como forma de ensino e aprendizagem, com base na excelente repercussão que tem ao expor conteúdos na rede social, como recurso de ensino.
Na sexta-feira (30) a programação foi finalizada com a bacharel em Ciências Contábeis, Maria Paola Andrade Ajala, que é egressa do Centro FAG, da turma de 2012. Ela falou sobre empreendedorismo após a graduação. A jovem inovou no mercado. Em parceria com um advogado, desenvolvou um sistema de contabilidade online para advogados, com a possibilidade de atender em todo o Brasil. "A Super Simples para Advogados é uma startup, considerando o quesito inovação. É mais simples a contabilidade de um escritório de advocacia do que a de um comércio, por exemplo. Com esse sistema conseguimos cobrar um preço mais justo, atendendo a necessidade", explica a egressa.
Ela sustenta ainda que analisar o mercado é um critério que pode resultar no sucesso do empreendedor. "Precisamos considerar as mudanças tecnológicas, não podemos resistir a elas. Vivemos a revolução da contabilidade 4.0. Ferramentas para otimizar o trabalho surgem com muita rapidez e acelera os processos da contabilidade. Os futuros profissionais precisam acompanhar essa revolução."
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo