Direito tem semana intensa de aprendizado com grandes nomes em atuação no país
Acadêmicos foram envolvidos em palestras sobre mediação, novo CPC, inteligência artificial e judicialização na saúde
Na programação da Jinteg, Jornada Integrada de Direito e Contábeis, esteve Fernanda Tartuce, Mestre em Direito Processual pela USP, e autora de diversas obras jurídicas, entre elas Mediação em Conflitos Civis, tema de sua palestra aos acadêmicos de Direito. ?A mediação é muito importante nos novos movimentos normativos e boas práticas do Direito, pois favorece a cultura de paz, para que se encontre saídas produtivas. Diferente da conciliação a mediação dá autonomia às partes . Os tribunais incentivam muito?. Conforme explica a advogada que é mediadora, a maioria dos casos em mediação são violações contratuais, direito de propriedade, processos sucessórios.
Outro destaque da semana foi Rodolfo Kronemberg Hartmann, Mestre em Direito pela UGF-RJ e Juiz Federal Titular, que levou os estudantes a uma revisita aos Institutos Tradicionais do Processo Civil. Segundo Rodolfo, a proposta do novo Código de Processo Civil foi melhorar a qualidade da prestação jurisdicional, proporcionando um debate maior entre os operadores do Direito. ?É um código que tem uma proposta de uma melhoria no serviço jurisdicional. Tivemos mudanças nas atividades disciplinas pelo Estado, mudanças quanto a regra de competência entre outros institutos. Para quem já conhecia a revisita é uma uma maneira de apurar de forma mais simples as mudanças efetuadas, e para quem não conhecia de aprender de acordo com o novo formato.?
Foram convidados também Marcos José Porto Soares, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, que tratou sobre Inteligência Artificial no Direito; Paulo Henrique Ribas Mestre em Direito, que abordou sobre as as interpretações polêmicas do Código de Processo Civil pelo Supremo Tribunal de Justiça. Para tratar sobre Empreendedorismo e novos nichos de mercado, o convidado foi José Raphael Batista Freira, mestrando em Gestão de Cooperativa PUCPR. O tema de encerramento foi Judicialização na Saúde, com o doutor em Direito e autor de diversas obras jurídicas, Cristiano Sobral.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo