Fibrose Cística é tema de simpósio promovido no Centro FAG

Evento frisou que a doença não é contagiosa e que requer amparo multidisciplinar de profissionais da saúde.

06/09/2019


O dia 05 de setembro é dedicado à conscientização sobre Fibrose Cística. Durante todo o mês é realizada a campanha setembro roxo, com ações voltadas à informações à comunidade, sobre a doença. O Centro Universitário FAG e o Hospital São Lucas realizaram o Simpósio sobre Fibrose Cística, envolvendo profissionais e acadêmicos da área da saúde, pacientes e seus familiares. 

A fibrose cística não é uma doença contagiosa, ela é hereditária e afeta principalmente os pulmões e o pâncreas, prejudicando o sistema respiratório e causando má nutrição. O aumento da viscosidade do muco compromete os tubos, ductos e canais do corpo.

O teste do pezinho é uma forma de diagnosticar a fibrose, e outras doenças, precocemente. O tratamento consiste em acompanhamento com médicos, utilização de enzimas pancreáticas, suplementação com vitaminas A, D, E, K), fisioterapia respiratória, terapia psicológica, entre outros. Médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e enfermeiros compõem a equipe multidisciplinar, imprescindível no dia a dia do paciente. 

Emmanuelly Cândido da Silva tem 17 anos e foi diagnosticada com fibrose cística no teste do pezinho. A rotina de cuidados garantem qualidade de vida à jovem. Todos os anos ela e os pais, Maria Isabel de Lima e Roberval Cândido da Silva se envolvem na campanha. "Eu mesma não considero ser preconceito o receio das pessoas. Acho que a desinformação faz com que elas pensem que a doença é contagiosa. Outra informação importante é que os pais façam o teste do pezinho, no recém-nascido, para diagnosticar precocemente, não deixando agravar a doença". O pai de Emmanuelly comemora outra conquista. A luta é diária. "Conseguimos um novo medicamento via judicial. Está para chegar. Vai melhorar ainda mais o tratamento da Manu", diz Roberval.

A médica pneumologista, Mafalda Lúcia Kuhn, do Hospital São Lucas, mediou o simpósio, que teve a participação de profissionais que integram a equipe multidisciplinar de atendimento ao paciente com fibrose cística. A especialista diz que o evento tem o intuito de chamar a atenção da população acadêmica, para que reflita sobre a doença e os tratamentos, a fim de ofertar um padrão de vida melhor aos pacientes. "As pessoas que têm fibrose cística estudam, trabalham, convivem em sociedade, tudo isso graças ao suporte que os profissionais e a ciência dão a elas, hoje em dia. Os pacientes precisam desses cuidados diariamente e por toda a vida", finaliza a médica. 


WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo