Acadêmica de Fisioterapia é destaque em competições de luta
Vitória Moreschi está no 8º período e é atleta de várias modalidades
Vitória Moreschi tem 21 anos e está terminando a graduação em Fisioterapia no Centro Fag. Só que fora da sala de aula a acadêmica é destaque em competições de luta. Vitória pratica Karatê full contact, muay thai, jiu jitsu e MMA.
A rotina é longa: são entre 4 e 5 treinos por dia. Indo dormir quase 1h e acordando por volta das 5h40, de segunda a sábado. Para Vitória, aliar os treinos com a faculdade é um desafio. "A melhor palavra para definir é disciplina. Sem disciplina não conseguiria, nem ser boa na faculdade e nem ser boa no esporte. Eu tenho uma rotina totalmente cheia, todos os dias, não tenho muitos horários vagos, porque ou estou treinando ou estou estudando".
A motivação é fator importante para seguir esse ritmo. Cada competição traz a renovação das forças, ganhando ou perdendo a garra aumenta. "Uma das coisas que mais me motiva, é ver como as crianças nos admiram, só pelo fato de sermos competidores, eles querem ser como nós, até no jeito de agir... e isso me motiva muito".
A Fisioterapia tem um papel relevante para essa rotina de treinos de Vitória. Ela conta que, antes e depois da luta, é possível prevenir ou auxiliar em possíveis lesões. Isso vale para ela e também para outros competidores. "Qualquer lesão que eles têm por mais boba que seja, eles vêm e perguntam se eu posso olhar, se sei o que é, se eles devem ir no fisioterapeuta ou no médico", conta Vitória.
A escolha do curso de Fisioterapia veio cedo, ainda no colégio, na 8ª série. Vitória lembra que achou a profissão linda, começou a buscar vídeos e depois que começou a graduação teve certeza que fez a escolha certa. "Me apaixonei pela Fisioterapia como um todo, e o real motivo sempre foi ajudar pessoas. Meu desejo é atuar na Fisioterapia intensiva".
As conquistas de Vitória são muitas:
1º lugar
Campeã do II CIRCUITO THAI FORCE CASCAVEL
Campeã do IV CIRCUITO THAI FORCE CASCAVEL
DAJEKI 2019 KYOKUSHIN
5º campeonato estudal de karatê full contact shinkyokushin
3º etapa do campeonato estadual de Campo Grande
3º combat of honor
2º lugar:
3º torneio open de karatê kyoukushinkaikan
1º torneio internacional Daido karatê
XII campeonato brasileiro kyoukushinkaikan
12º copa Cascavel jiu jitsu
6º campeonato inter estadual kyokushinkaikan
II campeonato internacional shinkyokushin karatê (PARAGUAY)
II open internacional Daido karatê
3º lugar:
1º campeonato paranaense kyokushinkaikan karatê
1º campeonato internacional karatê kyokushin (CHILE)
XV campeonato brasileiro de karatê kyokushinkaikan
7º campeonato inter estadual kyokushinkaikan
4º torneio open de karatê kyoukushinkaikan.
Jogos abertos do Paraná 2019
De todas essas conquistas as que mais marcaram a história de Vitória até o momento foram: o DAJEKI 2019 que rendeu a ela um título internacional e também ser selecionada para realizar o intercâmbio entre academias. A estudante e atleta, além de querer atuar na Fisioterapia intensiva, também tem sonhos dentro do esporte que é ser sensei (faixa preta) e ter o dojo, que é onde são ministradas as aulas, tendo um projeto social. Mas o maior desejo é "que os atletas tenham mais oportunidades, que os atletas recebessem mais bolsas, patrocínios. Nós nos dedicamos diariamente pelo esporte e para representar nosso país. É difícil ser atleta, mas vale a pena, sempre vale, mas precisamos de uma ajuda maior de auxílio".
Reportagem: Débora Damasceno, acadêmica de Jornalismo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel