Ética em pesquisa com seres humanos e animais é tema de aula no curso de Administração

Atividade foi desenvolvida pela Professora Vandete Maria Sonego e pela Coordenadora do CEP-FAG, Thayse Dal Molin Alérico

20/09/2019

A Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP-FAG), Thayse Dal Molin Alérico, que também é secretária da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-FAG), realizou no dia 17 de setembro, a convite da professora Vandete Maria Sonego, uma aula com os alunos do oitavo período do curso de Administração. A atividade foi organizada dentro da disciplina de Ética e Responsabilidade Social.

Segundo a docente, "os estudos realizados na disciplina, partem do princípio que, ÉTICA é o conjunto de princípios e valores presentes nas relações humanas, e MORAL, o conjunto de normas e regras que visam a harmonia do grupo social.  A partir destes conceitos, são realizados debates e reflexões sobre o tema, principalmente de situações vividas no dia a dia pelos alunos. Sendo o objetivo maior,  levar o aluno a viver a ética nas suas relações pessoais e de trabalho. E como futuro gestores, por serem acadêmicos do curso de administração, que saibam gerir as organizações de modo ético, sempre de acordo com os valores morais determinados pela sociedade".

Para a Coordenadora do CEP-FAG, foi um momento de troca de experiências e reflexões. "O conhecimento científico resulta de uma construção progressiva e refletir sobre os procedimentos e condutas éticas e bioéticas dentro do desenvolvimento das pesquisas, sejam elas com seres humanos ou animais, é muito importante. Através deste encontro, tivemos a oportunidade de apresentar aos acadêmicos um panorama histórico mundial sobre o desenvolvimento de pesquisas e a relação com a ética, como isso influenciou o cenário brasileiro durante as décadas até chegar aos dias de hoje e na atuação dos CEPs e CEUAs", comenta.

Sobre os Comitês

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP-FAG) é um colegiado multidisciplinar e independente que recebe e avalia projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Possui membros das áreas da saúde, ciências exatas, sociais e humanas, que avaliam projetos de suas respectivas áreas de conhecimento de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde. Foi criado para defender os interesses dos participantes em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos e científicos. Sua missão é salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade dos trabalhos científicos ao avaliar a adequação da proposta da pesquisa, dos materiais e métodos, da abrangência das referências bibliográficas, para a discussão de conhecimento no desenvolvimento institucional e social da comunidade e para a valorização do pesquisador ao ter sua pesquisa reconhecida do ponto de vista ético e científico.

Já a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-FAG) é um colegiado interdisciplinar e independente, com "munus público", criada para proteger os animais e para contribuir no desenvolvimento de procedimentos dentro de padrões éticos. Desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética em atividades de ensino, pesquisa e experimentação animal. Esta Comissão foi criada em 2009, é constituída por médicos veterinários, biólogos, docentes e pesquisadores experientes na área e um representante da associação de proteção aos animais. Em suas atividades, a CEUA/FAG se reportará ao Conselho Nacional de Experimentação Animal - CONCEA, de acordo com o Decreto 6.899 de 15 de julho de 2009, e obedece a Lei 11.794 de 08 de outubro de 2008.

Se os colegiados tiverem interesse em realizar atividades como estas, basta encaminhar um e-mail para comitedeetica@fag.edu.br e/ou ceua@fag.edu.br para verificar a disponibilidade de dias e horários.

1571275896.JPG
Nutrição comemora Dia Mundial da Alimentação

Passeio Ciclístico Ecodigital acontece neste sábado no Lago Municipal de Toledo

Administração da FAG Toledo participa da Feira do Empreendedor de SP