Centro Universitário FAG

Tema Consciência no TEDx Centro FAG inspirou reflexões

Entre os speakers, Giovanna Ewbank escolhe TEDx para contar sua experiência com a maternidade

20/09/2019


Compartilhar ideias, experiências. Inspirar pessoas. Estes são os propósitos da série de conferências realizadas mundo afora, pelo TED, sigla que significa, em inglês, Technology, Entertainment, Design  (Tecnologia, Entretenimento e Planejamento; em português).

Em Cascavel, pela terceira vez, o Centro Universitário Assis Gurgacz organizou o TEDx que uma versão local e independente. Os eventos podem ser organizados e gravados e posteriormente, serem disponibilizados na plataforma oficial. 

Para esta edição do TEDx, a organização contou com o aceite de 7 speakers (como são chamados os palestrantes). Cada um pode usar o tempo de 18 minutos para a fala, com abordagem sobre o tema central "Consciência". De acordo com a organizadora do evento, Marieli Gurgacz, a palavra consciência é universal. "Estamos em um momento em que precisamos nos conscientizar sobre tudo: nos conscientizar sobre economia, sobre saúde, alimentação, de como a gente cria os filhos", explica Marieli.

O primeiro a subir no palco do TEDx foi o coach e comunicador, Jonas Kaz, que falou sobre o poder da comunicação e da conexão para que a sociedade possa ser conduzida a um futuro melhor. "Vou compartilhar uma ideia para que as pessoas se comuniquem, mas primeiro que se conectem umas às outras. E explicar que isso faz toda a diferença, seja para uma venda ou para transmitir uma emoção", reflete Jonas.

Na sequência, o fundador e diretor executivo da Maximus Tecidos, Júnior Jacobs, falou sobre a Consciência do Propósito. "O propósito é o nosso porquê, é a razão de ser da empresa. Com a revolução tecnológica e digital as pessoas se informam sobre tudo, procuramos experiências. Não basta dar lucro aos sócios, tem que existir uma causa, para validar a empresa no mercado".

Guido Petinelli, Diretor Executivo da Petinelli Engenharia Sustentável, fechou o primeiro tempo do TEDx. Ele apresentou sobre o conceito do edifício auto suficiente em energia e água. "O objetivo do nosso trabalho é deixar um legado para as futuras gerações. Os primeiros edifícios com certificados zero água e zero energia, no mundo, estão aqui no Paraná. Temos projetos em Cascavel e na região. Inovação não precisa estar no eixo Rio - São Paulo, Nova York - Londres - Tóquio, para acontecer".

A abertura do segundo tempo foi com a pediatra e professora do curso de Medicina do Centro FAG, Urielly Tayná. Ela compartilhou sobre o motivo da escolha da pediatria. "Quando forem escolher a carreira, não escolham por status, dinheiro, ou qualquer outro motivo, mas realmente naquilo que vai fazer diferença", disse a profissional que adotou duas crianças, que foram seus pacientes. 

O médico oncologista Daniel Brenner foi o quinto speaker. Baseado em experiências vividas junto aos seus pacientes, Brenner falou sobre Oportunidades, Pequenos Detalhes e Foco, exemplificando com os cases Harley Davidson, Pequenos Detalhes e A Guerreira. "Os pacientes sempre nos ensinam algo. Hoje contei algumas histórias de pacientes que me motivaram a realizar meus sonhos.Acho que todo mundo tem experiência pra contar, histórias bonitas, que podem motivar e emocionar as pessoas". 

Allan Szacher, editor da revista de arte Zupi e curador do Festival de criatividade Pixel Show foi o penúltimo a subir ao palco. A abordagem de Allan  foi sobre Consciência Criativa, também com base na sua experiência como empreendedor."O que a gente precisa fazer para ser feliz, fazendo o que a gente gosta. Eu uso os conceitos baseados em três palavras em Hebraico: Mazal, Kavaná e Sibá. É não desistir daquilo que te move, ter propósito ter consistência, acreditar e insistir até conseguir. Não fazer por dinheiro e sim, porque realmente ama de paixão".

Consciência: Adoção e Maternidade

A atriz e influenciadora Giovanna Ewbank foi a última speaker. A mãe de Titi e Bless emocionou o público com sua fala sobre Adoção e Maternidade. 

A fala começou com os questionamentos que recebe sobre não ter optado em gerar seus filhos na barriga, sobre os preconceitos e julgamentos da sociedade pela sua escolha: a adoção. Perguntas que ela como mãe considera constrangedoras:  - E o filho de vocês, vêm quando?- Ela é tão linda! Ela não tem família? Ou simplesmente pelas frases cheias de julgamentos como, "ela fez isso para aparecer".

Giovanna, que veio acompanhada do esposo Bruno Gagliasso, também ator, escolheu o TEDx Centro Universitário FAG por considerar o lugar certo para falar sobre sua descoberta e experiência na maternidade. "Eu contei da minha trajetória, da minha história como mãe e toda as dores e amores de ser mãe. De coração, é tudo que eu sinto, espero que muitas mães se identifiquem. O TED tem esse propósito de compartilhar conhecimento, ideias, experiências, debater e inspirar".

Lembrou emocionada da primeira vez que viu Titi no abrigo. Foi naquele momento que ela se tornou mãe, concebeu a sua filha. "Eu gestei minha filha por um ano e meio, que foi o tempo que levou o processo de adoção. E eu já conhecia a minha filha, eu sabia que ela gostava de manga, tinha medo de passarinho e queria desbravar o mundo comigo".

Sobre empoderamento da mulher, a atriz contou que as escolhas femininas são sempre cheias de julgamentos. "Acho que nós mulheres devemos nos apoiar. Se o seu sonho é constituir família, nós apoiamos, mas também se quer ser independente, buscar seus sonhos, desejos, vontades, estudar, trabalhar, também apoiamos. Passamos por um momento muito importante, da mulher empoderada que deve fazer o que ela quiser", finaliza.

Com orgulho da esposa, Bruno disse que fez questão de acompanhá-la pois a maternidade e a paternidade foram experiências que viveram juntos. "Essa é a nossa história. As pessoas contam a nossa história. Então porque não contar da maneira certa, para as pessoas certas, em um lugar que é sério", frisa.

Vanessa Santana é acadêmica de Jornalismo do Centro FAG e foi espectadora do TEDx e disse que foi uma honra assistir ao vivo. "Poder ouvir palavras tão importantes e comoventes sobre adoção e sobre a importância que a família tem para ela, foi uma oportunidade incrível. Giovanna é uma mulher empoderada que inspira demais", conclui.  



1590686276.jpeg
Trilha do Acadêmico Empreendedor realiza segunda palestra nesta sexta-feira
28
Maio
2020 Cascavel
1590677802.jpg
Postura do advogado na internet será tema de live da FAG Toledo
28
Maio
2020 Toledo
1590677014.jpg
FAG Toledo: Posicionamento nas redes sociais foi tema de palestra virtual
28
Maio
2020 Toledo
1590675707.jpg
Letras e Pedagogia da FAG Toledo realizam Projeto Integralizador neste sábado
28
Maio
2020 Toledo
1590613681.jpg
Financiamento próprio do Centro FAG poderá ser solicitado por calouros e veteranos
27
Maio
2020 Cascavel
1590592808.jpg
FAG Toledo: Live discutiu os reflexos da pandemia na Administração Empresarial
27
Maio
2020 Toledo
1590591074.jpg
Publicidade e Propaganda: Comuniquismo Live será na próxima semana na FAG Toledo
27
Maio
2020 Toledo
1590527038.jpeg
Chita passa por exames de rotina no Hospital Veterinário do Centro FAG
26
Maio
2020 Cascavel
1590523455.jpeg
Nomadismo Digital será o tema do próximo Meet Comfag
26
Maio
2020 Cascavel
1590520811.jpeg
Em solenidade exclusiva, funcionário do Centro FAG recebe diploma de bacharel em Administração
26
Maio
2020 Cascavel
1590517329.jpeg
Conferência sobre Ensino da História será transmitida na quinta-feira
26
Maio
2020 Cascavel
1590443796.jpeg
Vestibular Agendado: Fotografia FAG tem reconhecimento nacional e internacional
25
Maio
2020 Cascavel