Coordenador de Engenharia Mecânica representa a FAG no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
O tema abordado nesta edição foi
O COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado pela ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia) desde 1973, e tem como missão produzir mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós graduação em engenharia e tecnologia no Brasil, contribuindo decisivamente para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e capacitados que levem desenvolvimento e tecnologia a todos os pontos do país pelos benefícios que a engenharia pode proporcionar a toda população. O tema abordado nesta edição foi "Formação por competência na Engenharia no Contexto da globalização 4.0".
O Coordenador de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FAG, Geovane Pinheiro, representou a Instituição no evento. Numa linha que já vinha sendo traçada desde a sua última edição, o COBENGE deste ano, abordou a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia no Brasil. A novidade neste evento foi a realização do I Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia - SBAAEE. Realizado no primeiro dia do evento, este simpósio trouxe uma visão sobre diferentes olhares para a aprendizagem em engenharia voltada para problemas reais e projetos. "O grande destaque foi a palestra de abertura com o professor Jen Myrup Pedersen (associate professor Aalborg University). Sua fala trouxe uma experiência vivida em sua instituição, nos EUA, e também uma dinâmica em grupo, conhecida como 'metadesign' onde os participantes puderam expor suas dificuldades em relação a aprendizagem ativa na engenharia. No grupo em que participei, chegamos à conclusão que um dos principais pontos que precisamos mudar e todos temos grandes dificuldades é na formação dos professores para um ensino baseado em competências. Na sequência, participei da oficina 'o cotidiano da sala de aula invertida', entendendo melhor como funciona essa dinâmica de ensino", relata Geovane.
No COBENGE 2019, muitos professores renomados das engenharias no Brasil foram os responsáveis por conduzirem as plenárias de discussão e mesas-redondas, que abordavam as diretrizes, currículos inovadores e a inovação da educação em engenharia. Destaque para o lançamento do livro: "A engenharia e as novas DCN's: oportunidades para formar mais e melhores engenheiros". "Além disso, as experiências trocadas com participantes através das oficinas, grupos de trabalhos e exposição de artigos, proporcionou um olhar mais crítico e reflexivo sobre aquilo que podemos trazer para nossa realidade e instituição, com o objetivo de melhorarmos ainda mais a formação dos nossos alunos em nossos cursos de engenharia", complementa.
Ainda segundo Geovane, "a participação em eventos como este se mostra extremamente interessante, pois assim conseguimos nos situar em relação as demais instituições de engenharia no Brasil, e verificamos que nossa instituição sempre está se atualizando e buscando cada vez mais mecanismos para inovar nossas salas de aulas, através de processos continuados de formação de professores (que devemos focar cada vez mais nesse ponto) e a atualização das novas DCN's dentro das engenharias, que vai de encontro com aquilo que o mercado de trabalho exige - a formação de profissionais com competências para solucionar problemas de engenharia no mundo real. Devemos formar profissionais que serão empreendedores, e não empregados. Essa é a visão da ABENGE para o futuro da engenharia".
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel