Atividades de Saúde e Cidadania movimentam manhã de sábado no Santa Cruz
Acadêmicos, professores e colaboradores do Centro FAG levam conhecimento e atenção à comunidade
A comunidade do bairro Santa Cruz foi contemplada com diversas atividades levadas pelo ônibus e estrutura externa de atendimentos do Centro FAG, neste último sábado (21).
As crianças curtiram as quadras de vôlei, futebol e a cama-elástica. O curso de Fonoaudiologia realizou o serviço de triagem auditiva, que faz testes de audição e dá o encaminhamento correto aos casos que apresentarem alteração. Os acadêmicos de Enfermagem estiveram presentes com várias orientações do projeto Integrador. Informações sobre prevenção e tratamento para sarna e piolho, testes de glicemia e aferição da pressão arterial. Também ensinaram sobre higiene pessoal. As crianças aprenderam como fazer a escovação correta dos dentes. Alimentação saudável também fez parte da atividade de Enfermagem.
Medicina explicou sobre vacinação e fez consultas em pediatria e pneumopediatria com a médica Mafalda Lúcia Kuhn. Os acadêmicos auxiliaram na pré-consulta e acompanharam a profissional. Joice Aparecida, que é dona de casa, trouxe o filho para consultar. "Muito bom ter esses eventos, a gente aprende a cuidar melhor dos filhos e de nós mesmos. Vou aproveitar que meu filho está com tosse e consultar".
Direito distribuiu folders e orientou sobre a Previdência Social, além de tirar dúvidas no âmbito jurídico. Também ajudou na recreação do evento com a distribuição de balões para as crianças. "Com a reforma da previdência, que ainda não está em vigor, as pessoas têm muitas dúvidas, como tempo de serviço e se terão seus direitos resguardados em relação ao tempo de contribuição", explica Gilmar Machado, aluno do 9º ano de Direito.
Celso Junior é acadêmico do 2º período de Enfermagem e acredita que interação social com a comunidade humaniza os profissionais. "A gente percebe que eles aceitam e aproveitam muito o evento e que precisam de informações para agregarem à saúde. Para nós é muito gratificante poder ensinar o que aprendemos", ressalta o futuro enfermeiro.
Presente no projeto de Saúde e Cidadania e acompanhando os professores, colaboradores e acadêmicos do Centro FAG, a pró-reitora administrativa Jaqueline Gurgacz Ferreira ressaltou que ações como esta fazem parte da formação do profissional, além do aspecto de responsabilidade social da Instituição. "O Centro FAG precisa estar inserida na comunidade promovendo estes trabalhos dos nossos acadêmicos, que são fantásticos. Hoje tivemos o prazer de estar nos dedicando ao nosso bairro, que é o Santa Cruz", complementa Jaqueline.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel