Acadêmicos participam da palestra sobre aprovação de projetos
Evento foi para cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de interiores.
No começo de 2019 entrou em vigor em Cascavel o Sistema "Aprova Fácil", que veio com intuito de simplificar a aprovação de projetos para construções. A ideia é diminuir o tempo que a prefeitura gasta para analisar e emitir os alvarás para que as obras comecem. De acordo com Leandro Freder Gomes, Diretor do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), a média desse processo é de 120 dias e o objetivo é que tudo seja feito de maneira digital e esse tempo diminua para 15 dias, além disso, dar mais credibilidade aos profissionais. "O principal ponto é uma busca na valorização dos profissionais de engenharia e arquitetura, eles têm mais responsabilidade no processo. Anteriormente, para a aprovação, se apresentava o projeto arquitetônico completo, com detalhamentos. Agora só vai para prefeitura o projeto simplificado com a silhueta da residência, ou seja, o que está dentro da casa não interfere mais, e é de responsabilidade do arquiteto e engenheiro. "
Para apresentar esse projeto aos acadêmicos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de interiores, o Centro FAG promoveu em parceria com o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná) a palestra "Aprovação de Projetos no Município de Cascavel."
Sérgio Casarotto é vice-coordenador do comitê de indústria imobiliária do Sinduscon, para ele o projeto é muito importante e foi apoiado desde o começo pelo sindicato. "Ganha-se com a confiança. Se o profissional coloca o projeto na prefeitura e tem a atribuição concedida pelo conselho regional, então ele é digno de confiança. O "Aprova Fácil" vem trazer principalmente isso, além da economia da burocracia e tempo de aprovação. "
A coordenadora do curso de Engenharia Civil do Centro FAG, Débora Felten, também analisa positivamente o sistema. "Agiliza e desburocratiza o processo, dando mais agilidade a todo trabalho, tanto a parte do cliente quanto do profissional." A professora de Arquitetura, Renata Souza, também acredita que a desburocratização e agilidade no processo são essenciais. "É o momento que a gente, de fato, vê que o mercado filtra o profissional de boa qualidade ou não, é a hora que você tem a credibilidade do seu trabalho naquilo que você produz, a confiança por parte do cliente e do IPC."
Durante o evento, o Sinduscon também apresentou uma mudança que permite novas categorias de associados. Além das empresas, criou-se a modalidade de incorporar profissionais que sejam da área: lojas de materiais de construção, escritórios de engenharia e arquitetura, profissionais e estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura: "O profissional da Arquitetura vai saber o que as incorporadoras buscam, em termos de projetos e os engenheiros vão estar vivenciando a realidade das construtoras, vendo as necessidades delas, vendo no que precisam se especializar", conta Sérgio Casarotto.
Para a coordenação de Engenharia Civil palestras como essas são essenciais para a formação acadêmica: "Aqui na FAG a gente trabalha com a aproximação com mercado de trabalho, e essas palestras são de suma importância para que o aluno entenda o funcionamento e consiga a proximidade com esses setores. "
Reportagem: Débora Damasceno, acadêmica de Jornalismo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel