Cursos de Fonoaudiologia e Jornalismo iniciam parceria inovadora para cuidados com a voz
O primeiro encontro para triagem dos alunos ocorreu nesta quinta-feira (26) nas Clínicas FAG
A voz é um dos principais recursos utilizados na rotina jornalística, por isso, desde a formação acadêmica, é um importante aprender a usá-la da melhor forma. Para preparar os futuros jornalistas nesse quesito, os cursos de Jornalismo e de Fonoaudiologia do Centro Universitário FAG firmaram uma parceria inédita no Paraná: é a oficina de Voz e Expressão, que tem por objetivo promover o conhecimento acerca da fisiologia da produção vocal, higiene vocal, aprimoramento da voz e da fala e equilíbrio entre corpo e voz.
O primeiro encontro para triagem dos alunos ocorreu nesta quinta-feira (26) nas Clínicas FAG. Acadêmicos de Fonoaudiologia, acompanhados da professora, Vandriéle Herber. Professora de Fonoaudiologia Vandriele: "Uma boa voz caracteriza-se por apresentar qualidade agradável, equilíbrio de ressonância, intensidade e frequência. Nesta oficina, realizamos inicialmente uma avaliação vocal e orientações gerais. O próximo passo serão atividades e exercícios para aprimorar as técnicas de impostação vocal e expressão oral. Os acadêmicos que estiverem com alterações, serão encaminhados para exames complementares e/ou terapia fonoaudiológica, se necessário", declara a professora.
A acadêmica do 4º período de Jornalismo, Gabrielly Bertolini, participou da triagem e acredita que as informações farão diferença em sua carreira. "Foi muito interessante! Descobri coisas sobre a voz que nunca imaginei, além de aprender exercícios de respiração. A professora e as alunas foram super atenciosas com a gente, acredito que vai nos ajudar bastante agora e no futuro como profissionais de Jornalismo", declara.
O aprendizado é mútuo. Os alunos de Fonoaudiologia, apesar de estarem ensinando as técnicas, também estão em processo de aprendizagem. "Foi muito legal essa iniciativa de unir o curso de Fonoaudiologia e Jornalismo, parceria na qual temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho. Os acadêmicos de Jornalismo se mostraram interessados no assunto, fizeram perguntas e participaram das dinâmicas propostas. Nós ficamos muito felizes de estar contribuindo e também aprendendo! Adorei esse projeto Fono- Jornalismo", elogia Eduarda Rafaelli Kochhann Ferreira, acadêmica de Fonoaudiologia.
De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, professor Ralph Willians de Camargo, a oficina é um grande projeto para os acadêmicos que utilizam a voz em quase todas as áreas do jornalismo, saber cuidá-la e utilizá-la corretamente é praticamente uma obrigação e nenhum outro curso de Jornalismo do estado possui projeto similar o que faz do Centro FAG mais uma vez ser pioneiro em projetos desta natureza.
Para a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, professora Jenane Topanotti, "quando aliamos professores competentes, alunos comprometidos e conexão entre teoria e prática, podemos dizer que conseguimos alcançar algo fundamental na aprendizagem universitária. E para aprimorar ainda mais, realizamos projetos interdisciplinares, onde nossos alunos fazem acontecer! A Fonoaudiologia e o Jornalismo inovaram e estamos felizes com o sucesso da proposta".
Fotos: Vanessa Santana, acadêmica de Jornalismo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel