Em reunião, participantes do Jovem Empreendedor na Comunidade apontam necessidades no Bairro Santa Cruz
O levantamento foi apresentado em uma reunião, que contou com a participação do Vigário Paroquial da Comunidade, Leandro Bego, entre outros representantes da assistência à crianças e adolescentes
A Fundação Assis Gurgacz, mantenedora do Centro Universitário FAG, dando continuidade aos serviços prestados de responsabilidade social à comunidade desde 1997, lançou o projeto piloto de extensão "Jovem Empreendedor na Comunidade". A área de atuação é na localidade do Bairro Santa Cruz e seu entorno, para adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos, que se encontram em vulnerabilidade social, no período de 12 meses.
O primeiro passo foi dado pelos participantes: eles levantaram no Bairro quais são as principais necessidades sociais, que podem ser sanadas a partir de suas ideias. O levantamento foi apresentado em uma reunião, que contou com a participação do Vigário Paroquial da Comunidade, Leandro Bego, entre outros representantes da assistência à crianças e adolescentes em Cascavel. A partir de agora, a equipe irá auxiliar na proposição de melhorias. "Duas metodologias servirão como base: Problematização e resolução de problemas, que propiciarão a observação, análise e intervenção na realidade onde está inserido, visando a transformação e o empoderamento do adolescente frente a sua prática empreendedora na comunidade e a metodologia ativa que possibilitará o desenvolvimento do processo amplo de aprendizagem, onde o aluno será o agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado e sua prática efetiva", conta a Coordenadora do Setor Social, Salete Chrun.
Segundo Padre Leandro, segundo pesquisa, 30% da população do bairro é formada por jovens. "E o que esse jovem está fazendo em suas horas livres? Esse contraturno retira o jovem do risco encontrado na sociedade. O trabalho desenvolvido pela Fundação Assis Gurgacz é maravilhoso, pois complementa aquilo que o Poder Público deveria fazer. A Paróquia é um importante canal de comunicação, e a FAG entra com sua estrutura para o desenvolvimento do projeto. Dessa forma, conseguimos mudar realidades", expressa.
O projeto tem como carga horária 140horas, sendo ministrado por 4 horas semanais, no horário das 13:30 as 17:30 hrs. São trabalhados durante a formação os seguintes tópicos: I. Formação e Cidadania, II. Mundo do Trabalho, III. Informática básica, IV. Noções básicas Administrativas e V. Empreendedorismo Social. Na conclusão do projeto será realizada uma amostra cultural com apresentações dos subprojetos realizados na comunidade pelos adolescentes, e os que se destacarem serão premiados. Além disso, os adolescentes receberão certificados na área administrativa.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel