Destoxificação é tema de módulo da Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional
A ideia é que os acadêmicos entendam a importância dos cuidados com o corpo
A destoxificação se trata de qualquer processo realizado no organismo que vise a eliminação ou redução da atividade das substâncias químicas ou moléculas estranhas no corpo humano, sejam elas produzidas pelo próprio organismo, ou pela exposição a fatores externos, como por exemplo a poluição. E para que os acadêmicos da Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Funcional saibam de fato como isso funciona, a destoxificação foi tema de um módulo de estudo.
A nutricionista Bety Barbel, que ministrou o módulo, afirma que o principal objetivo pretendido com aula foi fazer com que o nutricionista saiba abordar de forma científica a "moda" detox, entender que a comida pode melhorar ou piorar o detox que o corpo faz a todo momento. "O nutricionista precisa se impor com a autoridade do conhecimento para ir além do suco detox, ele tem que saber a diferença de uma dieta de limpeza para uma dieta de detox, tem que saber os termos técnicos para traduzir ao paciente que está buscando tratamento de uma forma prática, mostrando assim que o profissional está preparado para repassar essas informações", explica.
A água é chave nesse processo, tanto do lado bom quanto do ruim. É importante saber a procedência da água, da embalagem em que ela está armazenada, já que, se ela estiver contaminada, também pode ser tóxica para o organismo. "Por outro lado, a água é extremamente fundamental para o processo detox, já que as toxinas precisam ser transformadas em hidrossolúveis e para isso a água é necessária. A destoxicação tem uma infinidade de processos, por isso a escolha do tema foi tão importante e teve uma abordagem intensa", detalha a professora.
Nova turma
Em 2020, uma nova turma da Especialização em Nutrição Clínica Funcional será aberta. O curso busca a construção de uma formação por meio de atividades práticas, como o atendimento clínico, capacitando os profissionais no seu trabalho e aliando a prática profissional ao avanço do conhecimento técnico científico. O objetivo é capacitar o profissional nutricionista para reconhecer e instituir o Diagnóstico e o Tratamento Nutricional centrado no paciente, de acordo com as características bioquímicas e metabólicas dos desequilíbrios nutricionais desencadeantes dos processos patológicos, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, vendo a indivíduo como um ser inteiro em seus aspectos fisiológicos, emocionais, sociais e de essência humana. Mais informações aqui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel