Setembro Amarelo encerra com evento sobre saúde mental do acadêmico
Palestras aconteceram em 1º de outubro para dar continuidade ao debate
Setembro é o mês da campanha de prevenção do suicídio. E para alertar que o assunto deve ser lembrado sempre, o curso de Psicologia através da Clínica Escola escolheu o dia 1º de Outubro para promover o evento ?Saúde Mental e Universidade: Encontros e Possibilidades?.
Foram duas palestras. O professor do Centro FAG, Cristiano de Souza que também é especialista em psicanálise e supervisor de estágio na clínica escola na abordagem psicanalítica, falou sobre a saúde mental dos acadêmicos. ?A vida acadêmica tem todas as suas especificidades. Acadêmicos que trabalham o dia todo, vêm de fora para poder fazer um curso superior no período da noite, muitas vezes se distanciam da família para morar em Cascavel. Essa realidade acaba gerando potencializadores?, reflete o especialista que ressalta a importância de se falar sobre o assunto com os alunos, para que os mesmos identifiquem no seu meio de convívio, comportamentos que possam estar relacionados à depressão e outros doenças mentais.
No Centro FAG o departamento responsável pelo atendimento aos alunos é o NAAE (Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante), e se verificada a necessidade de uma psicoterapia o caso é encaminhado para a clínica escola.
Michelly Michels, especialista em psicanálise clínica foi a segunda palestrante e falou sobre o projeto Sobre Vivências que, junto com dois colegas psicólogos, fundou em Medianeira. O grupo de apoio surgiu devido a necessidade constatada em uma ação do ?Setembro Amarelo de 2017?. ?Fizemos eventos para levar informação às pessoas e percebemos o quanto a demanda era grande para se falar sobre sofrimento. Aí veio a ideia de criar um grupo terapêutico para as pessoas falarem sobre isso sem julgamento, sem críticas?, conta Michelly.
O grupo é desenvolvido de forma voluntária e acontece semanalmente atendendo pessoas com ideação suicida e familiares e amigos de pessoas que cometeram suicídio. ?É um espaço de acolhimento e escuta ao sofrimento que vêm com essa questão?, explica a psicóloga.
Depois da exposição dos assuntos pelos palestrante, a professora do curso de Psicologia, Izabele Zasso, mediou uma conversa entre os profissionais e os acadêmicos.
O evento arrecadou alimentos que serão repassados para a Casa de Recuperação Molivi.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel