FAG EXPERIENCE oportuniza a alunos do Ensino Médio imersão no universo das profissões
Cada curso preparou oficinas ao estilo mão na massa, demonstrando especificadas de cada profissão
Olhares atentos, perguntas cheias de curiosidade e o pensamento de que logo, logo possa estar no curso em que sonha no Ensino Superior. Esses foram alguns dos sentimentos e reações percebidos no campus do Centro Universitário FAG durante a 21ª Feira das Profissões FAG EXPERIENCE. 4500 estudantes de 87 colégios de 72 municípios do Paraná estiveram presentes para experimentar as diferentes carreiras disponíveis em todas as áreas do conhecimento na Instituição.
Cada curso preparou oficinas ao estilo "mão na massa", demonstrando especificidades de cada profissão. "É uma experiência diferente, os alunos virem até o Campus, conhecerem um pouco de cada profissão. Aqui na Educação Física mostrar que é muito além de jogar bola, temos várias oficinas para que o aluno sinta o que tem na profissão de Educação Física e de todas as outras profissões aqui da Fag", relata Vitor Moreira, Coordenador de Educação Física. "A importância de trazer o aluno para vivência é que aqui ele tira todas as dúvidas. Uma vez vindo da escola para graduação, ele está cheio de dúvidas, está com medo, indeciso. Quando ele chega aqui tiramos todas essas dúvidas, mostramos um pouquinho do que será a graduação e ele enche o olho de brilho e faz a escolha correta", complementa Marieli Gurgacz, Coordenadora de Design de Interiores. "A gente tem uma estrutura gigantesca para atender a necessidade dos futuros acadêmicos. A Estética envolve muitas áreas, e isso que estamos tentando mostrar para esses alunos que vem conhecer a instituição, é ter uma experiência com a possível graduação que vão escolher", explica Patrícia Dalssasso Fornazari, professora de Estética e Cosmética.
Cada espaço visitado era um encantamento diferentes. "A gente vem aqui para tirar nossas dúvidas, às vezes tem certeza de qual faculdade fazer, chega aqui e acaba mudando de ideia, ou não pensa em fazer faculdade e acaba querendo fazer por aprender muito sobre as profissões", expressa Matheus Salvador, aluno do 3º ano, que veio de Capitão Leônidas Marques. "A gente é muito indeciso com relação a profissões, então a maioria não sabe ainda o que fazer, então tendo uma base do que estuda, o que faz é muito bom para gente decidir a profissão que vai seguir", concorda Luana da Silva, também de Capitão Leônidas Marques. "Eu achei bem interessante, eu mesma não pensava em fazer faculdade, mas depois que eu vim aqui já tenho algumas coisas em mente. Gostei de Farmácia e Engenharia", complementa Gabriela Eduardo dos Santos, aluno do 3º ano.
Da mesma forma que é relevante o auxílio para a escolha do futuro profissional, também é importante o fortalecimento do conhecimento dos acadêmicos em formação, e a FAG EXPERIENCE cumpre com esse papel. "É muito importante, muitas pessoas que não têm contato com Agronomia, eu também não tinha contato nenhum com a área quando eu vim para cá, é importante para eles verem. Eu perguntei o que eles pensam de Agronomia e todos responderam planta, e não é só a planta né? O evento é legal para ter essa proximidade e mostra também o que sabemos", conta Nataly Cardoso, acadêmica do 10 º período de Agronomia. "A importância é primeiro realçar a profissão, e principalmente trabalhar algo que eu já gosto. Ministro aulas de karatê há um bom tempo, e é gratificante por eu poder vivenciar isso e passar para outras pessoas também faz a diferença", ressalta Daniel Roberto, acadêmico do 8º período Educação Física.
Alunos e professores dos colégios visitantes foram acolhidos pela Direção do Centro Universitário FAG. "Para nós, é sempre motivo de alegria poder receber tantos alunos e ajudá-los em escolher o seu futuro. Sabemos que são muito jovens e não é uma tarefa fácil. Nos orgulhamos muito de nossa equipe tão bem preparada composta por acadêmicos, professores e funcionários, que sempre é tão acolhedora e receptiva", destaca a Pró-reitora Administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira. "Abrimos nossas portar para mostrarmos tudo o que temos à disposição, para mostrar o quanto a FAG conta com o que há de mais moderno e também o melhor colegiado. Esperamos ver muitos desses visitantes a partir do ano que vem como nossos alunos", finaliza o Reitor, Assis Gurgacz.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel