Júri Simulado envolve acadêmicos do Centro FAG e da Emap

Atividade demonstra rito do tribunal do júri e desenvolve habilidades dos alunos

12/00/2019

O curso de Direito do Centro Universitário FAG promoveu o primeiro Júri Simulado em parceria com a Emap (Escola de Magistratura do Paraná). O julgamento aconteceu na quinta-feira (10), no anfiteatro da reitoria, com participação expressiva dos alunos.

A coordenadora de Direito Viviana Bianconi explica que o Júri Simulado é uma atividade essencial, especificamente para os futuros profissionais que querem este desafio. "Eles adquirem a habilidade de apresentação oral, estudam o processo e retiram dali as nuances que são importantes para a defesa de um acusado. Para quem está assistindo é uma maneira de ver como acontece na prática, e instigá-los para que se interessem, ainda mais, para esta atividade".

Aos acadêmicos coube a interpretação da defesa, ré e conselho de sentença. Os alunos da escola de magistratura desempenharam a função dos juízes e promotores. O caso julgado no júri simulado foi baseado em um fato real, um homicídio que aconteceu em Cascavel, no ano de 2017, no qual o réu foi  acusado de assassinar a própria mãe. Na simulação as identidades foram preservadas por questão de ética. "Os alunos do primeiro ano serão sorteados para compor o júri (conselho de sentença), a defesa e a acusação demonstrarão todos os argumentos para convencer os jurados, que decidem as questões relativas ao crime", explica Guilherme Rezende, professor do Centro FAG e da Emap.

Magno Marino Dutra é egresso de Direito de 2018 do Centro FAG. Na sessão do tribunal do Júri, fez a parte do promotor de justiça. Ele conta que já participou de um júri real como defesa. A simulação foi uma oportunidade de desenvolver a habilidade como promotor. "Me sinto honrado em retornar ao Centro FAG nesta atividade que, apesar de ser simulada, é mais que um aprendizado acadêmico, porque a gente entra no papel e faz como se fosse verdadeiro".

Os professores Lucas Augusto da Rosa e Edson Perlin orientaram os acadêmicos que fizeram a defesa. "O júri é o rito mais solene que existe no código de processo penal brasileiro, a partir do momento em que o acadêmicos entendem o procedimento do rito do júri, certamente terão mais facilidade para todos os outros ritos processuais".

Casseano Barbosa é aluno do 10º período de Direito e foi um dos advogados de defesa. Com desenvoltura para encarar um júri, o acadêmico define a atuação no tribunal como o ápice da advocacia. "O papel do advogado é emprestar a voz aquele que não tem a capacidade técnica de fazer a própria defesa". Casseano também contou como foi a preparação, além do estudo do processo. "A gente ensaiou o discurso o tempo todo, no dia-a-dia eu pensava no que ia falar, ficava lembrando dos laudos, o que as testemunhas falavam. Tudo para conseguir encaixar perfeitamente o discurso e passar o ponto de vista", compartilha.

O veredito do júri foi favorável à promotoria. Com atenuantes e qualificadoras a ré (fictícia) foi condenada a 30 anos de reclusão. No caso real, apesar dos jurados reconhecerem que o homicídio foi cometido pelo réu, o acusado foi absolvido.

1579289689.JPG
Novos licenciados em Educação Física recebem diplomas
2020 Cascavel
Especialização em Fertilidade do Solo em Culturas de Alto Rendimento terá nova turma em 2020
1579279529.JPG
Vestibular Agendado: Unidade móvel e nota máxima junto ao MEC são diferenciais de Estética e Cosmética
ENEM: saiba como ingressar na FAG e na Dom Bosco com a nota do exame
1579209450.JPG
Dom Bosco e FAG formam profissionais de Design de Interiores, Estética, Biológicas e Administração.
1579204515.jpg
Vestibular Agendado: Curso de Fisioterapia conta com estrutura que inclui um Centro de Reabilitação que é referência no PR
2020 Cascavel
Pós em Docência do Ensino Superior foca no uso de Metodologias Ativas em sala de aula