Júri Simulado envolve acadêmicos do Centro FAG e da Emap

Atividade demonstra rito do tribunal do júri e desenvolve habilidades dos alunos

12/10/2019

O curso de Direito do Centro Universitário FAG promoveu o primeiro Júri Simulado em parceria com a Emap (Escola de Magistratura do Paraná). O julgamento aconteceu na quinta-feira (10), no anfiteatro da reitoria, com participação expressiva dos alunos.

A coordenadora de Direito Viviana Bianconi explica que o Júri Simulado é uma atividade essencial, especificamente para os futuros profissionais que querem este desafio. "Eles adquirem a habilidade de apresentação oral, estudam o processo e retiram dali as nuances que são importantes para a defesa de um acusado. Para quem está assistindo é uma maneira de ver como acontece na prática, e instigá-los para que se interessem, ainda mais, para esta atividade".

Aos acadêmicos coube a interpretação da defesa, ré e conselho de sentença. Os alunos da escola de magistratura desempenharam a função dos juízes e promotores. O caso julgado no júri simulado foi baseado em um fato real, um homicídio que aconteceu em Cascavel, no ano de 2017, no qual o réu foi  acusado de assassinar a própria mãe. Na simulação as identidades foram preservadas por questão de ética. "Os alunos do primeiro ano serão sorteados para compor o júri (conselho de sentença), a defesa e a acusação demonstrarão todos os argumentos para convencer os jurados, que decidem as questões relativas ao crime", explica Guilherme Rezende, professor do Centro FAG e da Emap.

Magno Marino Dutra é egresso de Direito de 2018 do Centro FAG. Na sessão do tribunal do Júri, fez a parte do promotor de justiça. Ele conta que já participou de um júri real como defesa. A simulação foi uma oportunidade de desenvolver a habilidade como promotor. "Me sinto honrado em retornar ao Centro FAG nesta atividade que, apesar de ser simulada, é mais que um aprendizado acadêmico, porque a gente entra no papel e faz como se fosse verdadeiro".

Os professores Lucas Augusto da Rosa e Edson Perlin orientaram os acadêmicos que fizeram a defesa. "O júri é o rito mais solene que existe no código de processo penal brasileiro, a partir do momento em que o acadêmicos entendem o procedimento do rito do júri, certamente terão mais facilidade para todos os outros ritos processuais".

Casseano Barbosa é aluno do 10º período de Direito e foi um dos advogados de defesa. Com desenvoltura para encarar um júri, o acadêmico define a atuação no tribunal como o ápice da advocacia. "O papel do advogado é emprestar a voz aquele que não tem a capacidade técnica de fazer a própria defesa". Casseano também contou como foi a preparação, além do estudo do processo. "A gente ensaiou o discurso o tempo todo, no dia-a-dia eu pensava no que ia falar, ficava lembrando dos laudos, o que as testemunhas falavam. Tudo para conseguir encaixar perfeitamente o discurso e passar o ponto de vista", compartilha.

O veredito do júri foi favorável à promotoria. Com atenuantes e qualificadoras a ré (fictícia) foi condenada a 30 anos de reclusão. No caso real, apesar dos jurados reconhecerem que o homicídio foi cometido pelo réu, o acusado foi absolvido.

1573519138.JPG
Sinep comemora 70 anos com palestra sobre a felicidade no âmbito escolar e familiar
Formanda de Fonoaudiologia fica com primeiro lugar em Concurso Público
1573506082.JPG