Curso de Psicologia desenvolve atividades em escola do campo sobre a importância de brincar e empatia
As atividades realizadas pela professora e por alunos do curso duraram a manhã do dia 11 de outubro, incluindo várias brincadeiras, como queimada, gato e rato e bambolê
Lev Vygotsky, ao longo de sua obra, discutiu aspectos da infância, com destaque para suas contribuições sobre o papel que o brinquedo desempenha, fazendo referência à sua capacidade de estruturar o funcionamento psíquico da criança. O importante teórico faz parte dos estudos dos alunos de Psicologia do Centro Universitário FAG e, para proporcionar um aprofundamento no aprendizado, a professora, Silvana Lopes, propôs a realização do evento "O Papel do Brincar no Desenvolvimento Infantil".
O local escolhido foi a Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares. A escola surgiu dentro do Movimento dos Sem Terra (MST), começou a atender em 2004 como escola itinerante em barracos construídos pelos próprios interantes do MST e, em 2014, passou a atender no Assentamento Valmir Motta (Assentamento Fazenda Cajati), sendo reconhecida como Escola Municipal de Campo. A Instituição conta com 95 crianças com alta vulnerabilidade social e de baixa renda.
A ação foi realizada no dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças. As atividades realizadas pela professora e por alunos do curso duraram a manhã toda, incluindo várias brincadeiras, como queimada, gato e rato e bambolê. "As escolhas das atividades seguem os ensinamentos de Vygotsky, em que enfatiza que é por meio do brinquedo que a criança se apropria do mundo real, domina conhecimentos, se relaciona e se integra culturalmente, que ao brincar e criar uma situação imaginária, a criança pode assumir diferentes papéis: ela pode se tornar um adulto, outra criança, um animal, ou um herói televisivo; ela pode mudar o seu comportamento e agir e se comportar como se ela fosse mais velho do que realmente é, pois ao representar o papel de 'mãe', ela irá seguir as regras de comportamento maternal, porque agora ela pode ser a 'mãe', e ela procura agir como uma mãe age. No entender de Vygotsky, é no brinquedo que a crianc?a aprende a agir numa esfera cognitiva que depende de motivações internas", esclarece a professora Silvana.
Os acadêmicos também entregaram também aos alunos kits escolares (01 caderno de desenho, uma caixa de lápis de cor, uma régua e 01 lápis). "Para os alunos que receberam a atividade, o objetivo foi enfatizar que brincar faz parte do desenvolvimento e da aprendizagem. Já com nossos os acadêmicos, a intenção foi desenvolver a empatia, uma das habilidades primordiais na profissão de psicólogo", finaliza.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel