Nutrição comemora Dia Mundial da Alimentação
Professores e alunos orientam sobre alimentos funcionais e refeições saudáveis
A data 16 de outubro foi escolhida para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, pois marca a fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), em 1945. A maior preocupação mundial na época era a fome, causada pela crise pós-segunda guerra mundial. Até hoje a FAO dissemina campanhas e ações para minimizar a fome no mundo e motivar sobre a alimentação saudável, estimulando a pensar no que comemos.
O curso de Nutrição do Centro FAG realizou, na Gran Via, desafios de tato e olfato para que as pessoas conheçam alimentos funcionais, como o cacau, castanha-do- pará, ervas, entre outros, que trazem efeitos benéficos à saúde.
Alunos e professores montaram pratos para demonstrar refeições saudáveis. Quem passou pelo espaço ganhou pipoca. "Ao contrário do que muitos pensam, a pipoca é um alimento saudável, rica em fibras e é antioxidante. Mas deve ser consumida com pouco óleo, menos sal e açúcar", explica a acadêmica do 8º período, Ana Carla Silva.
De acordo com a coordenadora de Nutrição, Nanci Rouse Teruel Berto, há um "desequilíbrio na alimentação", muitas vezes relacionadas à falta de tempo e a praticidade da "comida pronta". "É nosso dever alertar sobre os alimentos que vão trazer saúde e os que vão prejudicá-la, por exemplo, muitos industrializados", enfatiza Nanci.
A fome noturna
Uma das orientações da equipe de Nutrição é em relação àquela fome noturna, que muitos acadêmicos sentem quando chegam em casa. A professora Thais Mariotto diz que a pessoa pode sim jantar tarde, desde que seja uma refeição leve. "Carne magra, salada, frutas, ovos e iogurte são algumas opções, mas o primordial é ajustar a dieta durante todo o dia, para não chegar a noite com muita fome".
Outro desafio aos participantes foi o "5 ao dia". A proposta é motivar o consumo de 5 porções, entre frutas, verduras e legumes, por dia. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos.
Nesta quinta-feira (17), o curso de Nutrição estará na Feirinha do Produtor, na Praça Wilson Joffre, a partir das 15h, com muitas orientações e dicas de alimentação saudável.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel