Curso de Arquitetura promove concurso de projeto de interiores para casa de contêiner
O cliente real foi o professor de Psicologia, Régis Maliszewski
Aproximar o acadêmico da realidade do mercado é sempre uma busca durante a formação. No curso de Arquitetura e Urbanismo, uma parceria proporcionou que os alunos do 9º período noturno pudessem ter experiências que propiciaram essa proximidade com a futura profissão: na disciplina de Projeto de Interiores, eles fizeram estudos de projeto para uma casa feita de contêiner em Cascavel.
O trabalho foi conduzido pela professora Gabriela Bandeira Jorge e surgiu de uma necessidade do professor de Psicologia do Centro FAG, Régis Maliszewski. Ele já está com a parte da estrutura praticamente pronta, porém, faltava o toque final no interior. Queria algo que representasse sua personalidade. "Senti que precisava de ajuda, então, a partir de uma conversa com a Coordenadora de Arquitetura, Solange Smolarek, surgiu a possibilidade de integrar a minha necessidade a um trabalho dos alunos", relata Régis.
O rito seguido foi o mesmo que um arquiteto faria no mercado de trabalho: os alunos puderam entender o que o cliente queria, conhecendo seus gostos, preferências; visitaram a casa de contêiner e aí colocaram o talento e a criatividade à prova. Foram executadas 10 propostas diferentes, que passaram pelo crivo da professora Gabriela e do cliente. Para deixar a atividade ainda mais empolgante, foi proposto um concurso, e o professor Régis elegeu um ranking com os três melhores trabalhos. "Foi muito difícil escolher! Eu gostei muito da atividade! Dei um feedback com um vídeo para cada grupo. Acredito que foi uma maneira de proporcionar o envolvimento dos alunos com a realidade prática. Eu gostei de dar o estímulo e eles mostraram uma grande energia, saindo da ideia da produção em série para algo mais cauteloso, cuidadoso, com carinho", elogia Régis.
Os grupos que compuseram o pódio receberam prêmios em dinheiro. "Batemos muito na tecla sobre a vivência da realidade do mercado. Foi importante para os alunos perceberem o quanto é relevante ter conexão com o cliente, a percepção das necessidades, a essência. Assim, é possível fazer um projeto pessoal, com as características próprias do contratante, para que o cliente pertença ao espaço. Os alunos tiraram de letra", declara a professora.
Confira o ranking dos trabalhos:
1° lugar: Filipe Heisner Mascaranhas
Jéssica Soares Ferreira
2° lugar: Rafael Cerioli Hermoso
Leonardo Portella
Marcos Skvira
3° lugar: Délis Taynã Kunzler
Vinicius Soares Vieira Alves
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel