Acadêmicos da FAG participam de projeto social da RPC, afiliada Globo
O projeto foi realizado na sede da emissora, estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda passaram por vários cursos e construíram plano de comunicação para entidades de Cascavel
Acadêmicos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG participaram, nos últimos meses, do projeto "Adote uma Causa", iniciativa do Instituto GRPCOM. Foram realizados módulos na sede da RPC, afiliada Globo. Os encontros sempre ocorreram aos sábados pela manhã. Em cada um dos dias, especialistas da área de comunicação ministraram minicursos com os estudantes, desde reunião para tomada de decisões, até roteiro e construção de comerciais para TV, já os gerentes de setor apresentaram de forma detalhada cada área da RPC. Cursos básicos de EAD (Educação a Distância) também foram disponibilizados pelo instituto.
Como o nome do projeto já diz, causas foram adotadas pelos acadêmicos. Neste ano, três OSCs (Organizações da Sociedade Civil) participaram do "Adote": a LBV (Legião da Boa Vontade), Comunidade Terapêutica Renascer e Albergue André Luiz.
Os alunos da FAG foram até as entidades, e a partir das visitas elaboraram um projeto completo de comunicação, composto por plano comercial para inserções de material na RPC e no portal G1; roteiro e vídeo de 30 segundos para televisão; banner e informe publicitário para o G1; sugestão de pauta para o jornalismo RPC; e ainda orçaram a produção do vídeo com produtoras. Para executar todo o plano, cada um dos três grupos recebeu, de forma fictícia, R$ 52 mil.
Ao fim da edição 2019, os projetos foram apresentados para uma banca, composta por gerentes da RPC, representantes do Albergue, e coordenadores da FAG: Ralph Willians de Camargo (Jornalismo) e Alex Sandro Carmo (Publicidade e Propaganda). Cada grupo teve 30 minutos para expor todo o projeto, e a banca, que não era avaliativa, contribuiu apontando possíveis melhoramentos.
A ideia do Instituto GRPCOM é, dentro das possibilidades de parcerias, executar os planos e exibir os materiais nos veículos de comunicação do grupo, visando ajudar as causas sociais, que precisam de doações, de voluntários e de apoio da sociedade. Todos os produtos feitos pelos acadêmicos foram uma espécie de "piloto", para servir de base para a execução futura.
A acadêmica de jornalismo, Gabriely Moreira, agradeceu a oportunidade. "Sou extremamente grata pelo projeto, pelo incentivo aos acadêmicos para ter um olhar mais atencioso perante a comunidade em que vive, pelos amigos que fiz durante esses meses, e pelo aprendizado que levarei comigo". Ela ainda destacou o cunho social do ?Adote uma Causa". "Estamos tão acostumados a reclamar da nossa própria vida, que não enxergamos que existe alguém que tem um problema bem maior que o nosso, mas que ainda não desistiu, que ainda está lutando pelo seu lugar na sociedade", diz.
Débora Lourdes Pedroso, de Publicidade e Propaganda, ressalta o aprendizado que obteve por meio do Instituto GRPCOM. "O projeto me forneceu muito conhecimento profissional que geralmente só aprendemos na prática. Mas, o que eu mais gostei, foi poder conhecer uma instituição tão importante como a Comunidade Terapêutica Renascer com tantas histórias de superação, e eu posso dizer que consegui ajudar, pelo menos um pouco, a entidade".
Reportagem: Silvio Matos, acadêmico de Jornalismo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel