Curso de Jornalismo de Centro FAG receberá prêmios do Sangue Novo nesta sexta-feira
Universo FAG, Nossa Escola e Revista Verbo estão classificados. Premiação acontece em Curitiba.
Nesta sexta-feira (01) acadêmicos de Jornalismo do Centro Universitário FAG estarão em Curitiba para a premiação do Sangue Novo no Jornalismo, que é oferecida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR). Os prêmios serão entregues em uma cerimônia no auditório do bloco azul da Universidade Positivo (UP).
O curso de Jornalismo classificou três trabalhos para a 23ª edição do evento. Na categoria Programa de TV destacaram-se o "Universo FAG" e o "Nossa Escola". A "Revista Verbo - Jovens Empreendedores" foi para final na categoria Produto Jornalístico e Jornalismo Impresso.
Revista Verbo
A Revista Verbo é um produto que tem o seu projeto iniciado no quinto período da disciplina de Jornalismo Especializado II. No sexto período, os alunos produzem pautas, fazem as reportagens, diagramam e distribuem. Toda a turma se empenha nas reportagens, além de dividir os demais trabalhos, como a diagramação e a busca por patrocínios para a impressão. A professora Julliane Brita coordenou as atividades.
O tema da edição ?Jovens Empreendedores? surgiu em grupo. "Chegamos à conclusão de que todos os lugares que nós frequentávamos tinham algum envolvimento de uma pessoa jovem empreendedora. O projeto gráfico foi inspirado nas revistas que são distribuídas por grandes companhias aéreas e costumam ter um visual mais limpo, tanto que a "Verbo" tem em todas as editorias o mesmo formato básico", explica Mariana Grelak, que é formanda de Jornalismo.
A expectativa para o primeiro lugar é grande, mas o que a equipe ressalta mesmo é o aprendizado com o trabalho. "O envolvimento de toda a turma foi intenso, então nós tivemos que aprender a confiar uns nos outros. Estamos bem animados com a classificação, mostra que nosso produto tem bastante qualidade". Vale lembrar que a Revista Verbo foi classificada também para duas categorias no Intercom Sul.
Universo FAG
O programa de TV Universo FAG é produzido por estagiários do curso de Jornalismo da TV FAG. Vai ao ar pela Catve, aos sábados. O objetivo é divulgar a produção acadêmica de toda a Instituição. "A FAG é enorme, tem muita produção científica e de extensão. Tem muitos acontecimentos, dentro e fora do campus. Os trabalhos feitos por alunos, professores e funcionários, que geralmente tem envolvimento com a comunidade, ganham espaço", destaca Luiz Sonda, coordenador da TV FAG e professor de Telejornalismo.
Para a equipe este é o reconhecimento da qualidade do programa, que só é possível devido às condições apropriadas que o Centro FAG apresenta, em estrutura e conteúdo. Antoniella Signor, acadêmica do 6º período de Jornalismo, é estagiária da TV FAG e confirma que a oportunidade engrandece a sua formação. "O Centro FAG dispõe de uma estrutura para o curso de Jornalismo, que permite dar resultados excelentes. A classificação para o Prêmio Sangue Novo é uma resposta à nossa dedicação", acrescenta a aluna.
Nossa Escola
O programa Nossa Escola surgiu com vários propósitos: explorar o conteúdo do ambiente escolar, envolver os acadêmicos de Jornalismo com a educomunicação e a prática profissional, além de proporcionar aos alunos, de escolas de Cascavel, oficinas sobre Jornalismo e Telejornalismo.
A professora Tatiana Bilhar, que coordena o projeto, conta que os acadêmicos, de forma voluntária, vão até as escolas e organizam as oficinas. Na sequência, todos os envolvidos definem como será a edição. "O Nossa Escola dá voz às ações da educação pública. Vejo os acadêmicos muito empenhados, eles preparam oficinas, ministram, orientam os estudantes. Para nós já é um vitória, fruto de uma parceria muito grande do comprometimento dos nossos alunos e do interesse das escolas", enfatiza Tatiana.
O programa tem quatro quadros fixos: História da Escola; Fazendo a diferença, que mostra projetos de construção de cidadania desenvolvidos na instituição; Papo Reto, quadro de entrevistas com professores sobre educação; e Nossos Talentos, que dão visibilidade aos alunos que se destacam. A transmissão é feita pela TV FAG e Catve. O projeto conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE).
Silvio Matos, do 6º período de Jornalismo, participou do projeto Nossa Escola e relata que conseguiram empoderar as escolas. "São comunidades que, muitas vezes, não são ouvida. É um projeto de cunho social", expõe Silvio.
O futuro jornalista também comemora a dupla participação no Sangue Novo. "Eu estive envolvido com os dois programas de TV classificados, então estou duplamente feliz. Importante destacar que esses produtos foram feitos com muito carinho, dedicação e profissionalismo, sempre buscando a excelência".
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel