Nutrichef: em disputa, acadêmicos de Nutrição criam pratos para o público infantil

07/01/2019

Conquistar o paladar infantil não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a receita leva ingredientes saudáveis. A dificuldade foi imposta aos acadêmicos de Nutrição do Centro Universitário FAG no "Nutrichef", desafio gastronômico que integra a Gincana da Nutrição. A temática escolhida para este ano foi: "Nutrição, uma ciência, não uma opinião: Nutrição e Técnica Dietética em alimentação infantil".

O trabalho foi liderado pela professora, Adriana Martins. Os acadêmicos do 2º, 4º e 6º períodos montaram seus times com oito integrantes, enquanto o 8º período deu suporte e ajudou a supervisionar a competição. Os alunos tiveram uma semana para pesquisar sobre alimentação infantil e possíveis receitas, mas só souberam os ingredientes que teriam à disposição na hora da prova. Cada um recebeu uma caixa surpresa e, além disso, após o início do preparo, receberam também um ingrediente surpresa: pasta de gergelim. A caixa também contou com uma pegadinha. "Colocamos o leite condensado para ver se eles o utilizariam. Tínhamos outras formas de adoçar os alimentos na caixa, como o mel, a tâmara e a banana, porém, em alguns momentos eles acabaram optando pelo alimento que não é saudável", explica a professora Adriana.

A comissão julgadora foi composta por quatro egressas do curso e mais uma convidada: Bruna Grimm (nutricionista infantil); Dayane Rosa Abade (nutricionista clínica de Foz do Iguaçu); Maria Barbi (nutricionista infantil-escolar); Giovana Mattielo (nutricionista e consultora em serviços de alimentação); e Ana Paula Liberalli (nutricionista do programa Mesa Brasil). Além de nutricionistas, todas são mães, portanto, conhecem bem os desafios em oferecer comida saudável às crianças.

Os grupos tiveram duas horas para a execução de um prato principal, uma sobremesa e um lanche com suco. Eles puderam fazer a defesa das receitas e responderam aos questionamentos da banca. "Não achei difícil! O mais complicado foi lidar com a pressão e ansiedade para saber se ficou bom. Tenho curso técnico em Magistério, então tentei me lembrar do que as crianças gostam, além de também resgatar aquilo que eu gostava na infância", descreve a acadêmica do 4º período, Laura Hayana Lopes. "Eu amei participar como jurada. Sou muito crítica. O mais legal é ver os alunos lidando com a pressão, porque assim reconhecemos os talentos", opina a nutricionista, Maria Barbi, egressa da turma de 2007 do curso.

Para a professora que ministra a disciplina de Técnica Dietética, a missão dada foi cumprida. "É no desafio que conseguimos sair da zona de conforto. Eles criaram receitas deliciosos e com bons valores nutricionais, e isso é muito válido para o futuro profissional", destaca Adriana. A intenção é publicar um e-book com as receitas do concurso.

O resultado da competição só será conhecido no dia 18 de novembro, no encerramento da Gincana da Nutrição. Serão somadas também as notas dos aspectos social, esportivo e teórico.

1573519138.JPG
Sinep comemora 70 anos com palestra sobre a felicidade no âmbito escolar e familiar
Formanda de Fonoaudiologia fica com primeiro lugar em Concurso Público
1573506082.JPG