Nutrichef: em disputa, acadêmicos de Nutrição criam pratos para o público infantil

Os grupos tiveram duas horas para a execução de um prato principal, uma sobremesa e um lanche com suco

07/11/2019


Conquistar o paladar infantil não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a receita leva ingredientes saudáveis. A dificuldade foi imposta aos acadêmicos de Nutrição do Centro Universitário FAG no "Nutrichef", desafio gastronômico que integra a Gincana da Nutrição. A temática escolhida para este ano foi: "Nutrição, uma ciência, não uma opinião: Nutrição e Técnica Dietética em alimentação infantil".

O trabalho foi liderado pela professora, Adriana Martins. Os acadêmicos do 2º, 4º e 6º períodos montaram seus times com oito integrantes, enquanto o 8º período deu suporte e ajudou a supervisionar a competição. Os alunos tiveram uma semana para pesquisar sobre alimentação infantil e possíveis receitas, mas só souberam os ingredientes que teriam à disposição na hora da prova. Cada um recebeu uma caixa surpresa e, além disso, após o início do preparo, receberam também um ingrediente surpresa: pasta de gergelim. A caixa também contou com uma pegadinha. "Colocamos o leite condensado para ver se eles o utilizariam. Tínhamos outras formas de adoçar os alimentos na caixa, como o mel, a tâmara e a banana, porém, em alguns momentos eles acabaram optando pelo alimento que não é saudável", explica a professora Adriana.

A comissão julgadora foi composta por quatro egressas do curso e mais uma convidada: Bruna Grimm (nutricionista infantil); Dayane Rosa Abade (nutricionista clínica de Foz do Iguaçu); Maria Barbi (nutricionista infantil-escolar); Giovana Mattielo (nutricionista e consultora em serviços de alimentação); e Ana Paula Liberalli (nutricionista do programa Mesa Brasil). Além de nutricionistas, todas são mães, portanto, conhecem bem os desafios em oferecer comida saudável às crianças.

Os grupos tiveram duas horas para a execução de um prato principal, uma sobremesa e um lanche com suco. Eles puderam fazer a defesa das receitas e responderam aos questionamentos da banca. "Não achei difícil! O mais complicado foi lidar com a pressão e ansiedade para saber se ficou bom. Tenho curso técnico em Magistério, então tentei me lembrar do que as crianças gostam, além de também resgatar aquilo que eu gostava na infância", descreve a acadêmica do 4º período, Laura Hayana Lopes. "Eu amei participar como jurada. Sou muito crítica. O mais legal é ver os alunos lidando com a pressão, porque assim reconhecemos os talentos", opina a nutricionista, Maria Barbi, egressa da turma de 2007 do curso.

Para a professora que ministra a disciplina de Técnica Dietética, a missão dada foi cumprida. "É no desafio que conseguimos sair da zona de conforto. Eles criaram receitas deliciosos e com bons valores nutricionais, e isso é muito válido para o futuro profissional", destaca Adriana. A intenção é publicar um e-book com as receitas do concurso.

O resultado da competição só será conhecido no dia 18 de novembro, no encerramento da Gincana da Nutrição. Serão somadas também as notas dos aspectos social, esportivo e teórico. 

1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel