Enfermagem inicia ações da campanha Novembro Azul
Acadêmicos do Centro FAG foram convidados para palestra sobre as doenças relacionadas à próstata
Acadêmicos do 8º período de Enfermagem iniciaram as ações da campanha Novembro Azul no campus do Centro FAG, na terça-feira (05). Duas palestras foram realizadas no anfiteatro da reitoria e o convite foi estendido a todos os acadêmicos.
O urologista Carlos Barreira explicou sobre a próstata e as principais doenças relacionadas, que são as prostatites, hiperplasia prostática benigna e o câncer de próstata. O profissional também falou sobre fatores de risco, como genética e a má alimentação.
O enfermeiro Hugo Razini, que é docente no curso de Enfermagem, falou especificamente sobre o câncer de próstata. Além de ser o câncer com maior incidência na população masculina é o segundo que mais leva a óbitos, depois do câncer de pulmão. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou mais de 60 mil novos casos de 2018 para cá. A doença tem uma incidência maior a partir de 65 anos (homens mais velhos). "A palestra visa levar conscientização para estimular a população masculina a realizar o exame de próstata, para diagnosticar o quanto antes e começar o tratamento".
A recomendação é que a partir dos 50 anos a população masculina procure os serviços de saúde para realizar o exame de sangue que mede dosagem de PSA. Caso tenha casos de câncer de próstata na família o indicado é que seja feito o exame a partir dos 40 anos. "O exame PSA serve para colaborar no diagnóstico mas não isenta a necessidade da realização do exame de toque retal", esclarece Hugo.
De acordo com Hugo, um dos maiores vilões da saúde do homem é o preconceito. "Só para citar como exemplo as mulheres são orientadas desde que iniciam a vida sexual a realizar o exame preventivo de colo do útero. E assim iniciam um hábito de cuidados desde a juventude. O homem, ao contrário, pelo contexto histórico, tem essa imagem de querer se fazer de forte, sempre. É exatamente aí que mora o perigo, pois só entende a necessidade de se cuidar quando muitas vezes já é tarde", explica Hugo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel