Acadêmicos apresentam soluções para problemas de urbanismo em Cascavel
O projeto Startup Urb foi vinculado a estágio no curso de Arquitetura e Urbanismo
Um projeto que desafiou os acadêmicos do curso Arquitetura e Urbanismo. O Startup Urb despertou, além da criatividade, o empreendedorismo dos formandos e contribuiu com o surgimento de ideias inovadoras para Cascavel.
A proposta de vincular o estágio de Urbanismo ao empreendedorismo, veio da parceria entre Centro FAG e Sebrae. Os alunos que imaginavam desenvolver projetos em programas de computador e maquetes, se depararam com a missão de criar uma startup para solucionar problemas de urbanismo da cidade.
O grupo da Jane Cristina Stock pensou no problema de mobilidade. Com o aumento dos serviços de entrega delivery, consequentemente fluxo de veículos no trânsito, que emitem gases tóxicos no meio-ambiente, é maior. A estratégia para diminuir tempo e ainda colaborar com a saúde do planeta é o uso de drones. "É uma tendência. A nossa ideia é um serviço de entrega por meio de drones para a área da saúde como laboratórios, hospitais, clínicas e farmácias. Por exemplo, transportar material de exames para os laboratórios de análises clínicas; transportar medicamentos para os hospitais", explica a acadêmica, que também ressalta que a proposta engloba toda a logística de controle desse serviço.
Foram 9 propostas apresentadas pelos formandos do integral e 12 pelo noturno. Os três melhores de cada período receberão como prêmio o acompanhamento do Sebrae no Laboratório de Startups. A avaliação coube a uma banca de investidores, que são especialistas em empreendedorismo e inovação. Os requisitos foram inovação, viabilidade, aplicabilidade, impacto e pitch (apresentação). O resultado será publicado no dia 28 de novembro.
Volmir Valentini, que é consultor e representa o Sebrae, comemorou os resultados. "O Startup Urb cumpre com uma missão muito importante para o ecossistema de inovação de Cascavel e de toda a região. É necessário a qualificação empreendedora ao nos depararmos com uma nova economia", enfatiza Volmir.
A coordenadora do estágio, professora Renata Esser, analisa o Startup Urb como um impulso para um olhar mais apurado, para a aplicabilidade dos conhecimento dentro do mercado. "Esse foi o maior ganho, temos certeza que esses estagiários sairão com uma visão mais aguçada para o que pode ser um novo caminho, a partir do momento em que se tornarem profissionais. Claro, por ser um projeto piloto, haverá ajustes, mas a nossa intenção é cada vez mais oportunizar aos nossos estagiários essa aproximação com o empreendedorismo".
As bancas aconteceram na quarta-feira (6) e na quinta-feira (7), no Estúdio de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG. Os pitchs foram acompanhados também pelo vice-reitor do Centro FAG, Sérgio De Angelis, da coordenadora pedagógica, Lenir Luft Schmitz, da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Solange Smoraleck Dias, das professoras do estágio Tainã Lopes e Andressa Ruschel, da coordenadora do Startup Garage do Centro FAG, Luciana Ferraz, e do consultor do Sebrae, que foi mentor dos acadêmicos, Lucas Martins.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel