Centro Universitário FAG

City FARM FAG: Fazenda Escola recebe milhares de pessoas para disseminação de novidades para o campo

O novo modelo do evento ocorreu como parte das comemorações pelos 15 anos do curso de Agronomia da FAG, celebrados em 2019

11/11/2019


A união entre o curso de Agronomia e empresas de renome nacional e internacional resultou no sucesso da 1ª edição do City Farm FAG e do 22º Dia de Campo do Centro Universitário FAG. Cerca de 1500 pessoas passaram pelos 15 estandes montados na Fazenda Escola no último sábado (09), aprendendo sobre o conteúdo exposto voltado ao homem do campo. Participaram acadêmicos de Agronomia, pais de alunos, produtores rurais e convidados.

O novo modelo do evento ocorreu como parte das comemorações pelos 15 anos do curso de Agronomia da FAG, celebrados em 2019. O curso nasceu para suprir uma lacuna regional na formação de engenheiros agrônomos, tendo colocado no mercado centenas de profissionais. "Foi a forma que encontramos de tornar nosso evento que já era uma tradição ainda maior, com mais alcance. Com o auxílio de grandes empresas e com todo o apoio dos mantenedores da Instituição, tivemos a oportunidade de levar muitas novidades para os visitantes", relata a Coordenadora do curso de Agronomia, Ana Paula Mourão, que liderou a organizou do evento.

O objetivo do evento foi aliar conhecimento técnico-científico à realidade do mercado. Para isso, o City Farm contou com uma grande lista de parceiros: BASF, Oro Agri, Pioneer, Agroeste, FMC, GRAP - Agrocete, Camagril, Mosaic Fertilizantes, Plantar, Spraytec, Syngenta, Coopavel e Ubyfol.

O Dia de Campo foi dividido em estandes, que contaram com palestras de 15 minutos realizadas pelas empresas parceiras e por acadêmicos de Agronomia - as palestras foram repetidas cinco vezes no decorrer do evento. Além da estrutura da Fazenda Escola, o público teve à disposição food trucks para a compra de lanches e sorvetes, sorteio de prêmios, show musical e cabine de fotos.

A Oroagri abordou os "Adjuvantes à base de óleo de laranja". "Agricultura é uma ciência muito complexa, por isso trazemos tecnologias patenteadas mundialmente para oportunizar ao produtor custos menores. Nosso carro-chefe hoje é o WETCIT® Gold, um adjuvante multifuncional, que pode ser usado como herbicida, inseticida, fungicida. Por ser um óleo orgânico, à base de laranja, ajuda na melhora da absorção dos ativos, sem romper a epiderme da planta, proporcionando um melhor aproveitamento dos químicos", esclarece o engenheiro agrônomo, Márcio Becker.

A BASF, em seu estande, expôs o "Manejo de Doenças na Cultura da Soja". "Trouxemos o nosso portfólio, com os principais produtos nesse manejo, focando na primeira, segunda e terceira aplicações e nos intervalos de aplicações com as opções Orquestra, Ativum, Versaties e Spot SC", conta o engenheiro agrônomo, Everton.

A Pioneer, que prestigia o Dia de Campo desde sua 1ª edição, trouxe o tema "Manejo de Pragas", explicado pelo engenheiro agrônomo, Fernando Zanatta. "A biotecnologia é uma forte aliada e complementa o portfólio da marca Pioneer®. As tecnologias Bt Leptra® e PowerCore Ultra são, atualmente, as mais eficazes no controle de lepidópteras na cultura do milho, tanto no verão como na safrinha. Ensaios internos e avaliações a campo apontam a alta eficácia de Leptra® e PowerCore Ultra no controle de pragas". 

Os acadêmicos de Agronomia ficaram com dois estandes: "Armazenamento" e "Gesso na Agricultura". As explicações integram a atuação dos formandos do curso no evento, que também contribuíram em diversas funções antes, durante e depois o City FARM. As atividades fizeram parte da disciplina de Comunicação e Extensão Rural.

Muitos dos pais de alunos presentes no evento são produtores rurais e utilizaram o espaço como forma de atualização das atividades do campo. "Somos produtores rurais, já conhecemos muita coisa, mas nesse ramo sempre tem coisas novas a serem conhecidas. Tudo gira muito rápido. Aqui foi possível aprender questões que poderão ser aplicadas em nossa propriedade. Se não nos adequarmos, ficamos para trás. Temos que parabenizar a FAG por esse grande evento. Encontramos produtores de várias regiões e foi possível trocar experiências também", enfatiza Helio Bruning.

Gilberto Pasalzque, estudante do 8° período de Agronomia, que há anos participa do Dia de Campo, garantiu que a nova roupagem do projeto fez com que o curso se tornasse ainda mais reconhecido, facilitando que os alunos já compreendam agora, o que os aguarda no mercado de trabalho. "Foi possível saber várias questões novas sobre o agronegócio. Isso contribui muito para nossa formação", destaca.

Uma das empresas parceiras foi a Camagril, representante Massey Ferguson na região. O Presidente da empresa, Jacy Miguel Scanagatta, que foi prefeito de Cascavel tendo ao lado o Reitor do Centro FAG, Assis Gurgacz, como vice, prestigiou o evento. "É um orgulho para todos nós uma instituição que incentiva o meio agrícola. Sentimos gratos de participar de um momento assim. A tecnologia tem melhorado ano a ano e levar esse conhecimento às pessoas é muito importante", pontua.

O City FARM entra oficialmente para o calendário de grandes eventos do Centro FAG, tendo como intuito maior disseminar conhecimento. "É um sentimento de realização profissional. O conjunto de pessoas e a estrutura da FAG fizeram a diferença. O evento é a coroação de todo nosso planejamento que começou meses atrás", comenta o Gerente da Fazenda Escola, Helmuth Bleil. "Sabemos da importância que o agronegócio tem para a nossa região e queremos poder ajudar a sempre melhorá-lo. Para isso, preparamos nossos acadêmicos com o que há de melhor, assim eles vão se destacar no mercado e impulsionar o crescimento desse setor", afirma o Reitor, Assis Gurgacz. "Parabenizo a nossa equipe por todo o trabalho desenvolvido aqui. Ficou tudo maravilhoso! Além disso, sentimos muito orgulho em passar pelos estandes e encontrar vários de nossos egressos em posição de destaque nas empresas", complementa a Pró-reitora Administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira.


1576188826.jpeg
Administração da FAG Toledo leva nota 4 em avaliação do MEC
12
Dezembro
2019 Toledo
1576184634.jpeg
Inclusão, comunicação e valorização da cultura são marcas do curso de Letras Português e Libras da FAG Toledo
12
Dezembro
2019 Toledo
1576182447.jpeg
Docente da FAG Toledo participa de Simpósio de Justiça Restaurativa no Canadá
12
Dezembro
2019 Toledo
STORIES.jpg
Centro FAG obtém IGC 4 de acordo com avaliação do MEC
12
Dezembro
2019 Cascavel
1576172382.jpg
Vestibular Agendado: Administração oferece práticas reais para formação profissional
12
Dezembro
2019 Cascavel
1576170388.jpg
Areac destaca nível elevado de trabalhos de conclusão de curso dos formandos de Agronomia
12
Dezembro
2019 Cascavel
1576099231.jpeg
Acadêmicos desenvolvem novas metodologias de ensino em escola
11
Dezembro
2019 Cascavel
1576096521.jpg
FAG Toledo recebe nota 4 no índice Geral do MEC
11
Dezembro
2019 Toledo
1576091005.jpg
Sistemas de Informação: Alunos desenvolvem softwares para resolução de demandas do Centro FAG
11
Dezembro
2019 Cascavel
1576087414.jpeg
Coral HarmoniFAG encanta com apresentação natalina na Paróquia da Neva
11
Dezembro
2019 Cascavel
1576084507.jpg
Formanda de Fotografia fica entre os vencedores da maior competição em fotografia familiar do Brasil
11
Dezembro
2019 Cascavel
1576027792.JPG
Formandos de Medicina recordam momentos na aula da saudade
11
Dezembro
2019 Cascavel