Professor de Educação Física publica artigo sobre obesidade em conceituada revista médica americana
O ponto de partida para a pesquisa foi o fato de que a obesidade está cada vez mais presente na população e aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares
O professor de Educação Física, Rodrigo Poderoso, ampliou seu currículo de publicações internacionais. A publicação mais recente é de um artigo sobre obesidade na renomada revista médica americana Journal of Endocrinology and Thyroid Research. O objetivo deste estudo foi investigar alterações na composição corporal, colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos de adultos obesos.
O ponto de partida para a pesquisa foi o fato de que a obesidade está cada vez mais presente na população e aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares. A amostra foi avaliada em doze voluntários do sexo masculino submetidos à análise de densitometria óssea com composição corporal (DEXA) e exames que incluíram concentrações plasmáticas de colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos no sangue. "Os voluntários foram inseridos em três modelos de treinamento: treinamento aeróbico (AeT), treinamento anaeróbico (AnT) e treinamento concorrente (CT). O período de treinamento foi de doze semanas, com três sessões por semana com duração de 60 minutos. O grupo AeT participou de sessões de corrida com sessões de ciclismo. O grupo ANT realizou exercícios de musculação. O grupo CT combinou os dois modelos anteriores, sem diferença entre eles", explica o professor.
Após as análises, foi possível concluir que "ao comparar os períodos inicial e final de intervenção, foram observadas reduções nas variáveis: peso total, peso de gordura corporal e peso de gordura visceral em todos os grupos. O colesterol total diminuiu apenas no grupo CT. Já o colesterol LDL diminuiu nos grupos AnT e CT, sendo o CT com maior notoriedade. O colesterol HDL aumentou em todos os grupos e no AN com maior notoriedade. A concentração plasmática de triglicerídeos diminuiu apenas nos grupos AeT e CT. Os dados sugerem que o treinamento concorrente é eficaz para a redução da obesidade quando comparado aos métodos aeróbico e anaeróbico".
Poderoso é Doutorando em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real, Portugal e é Mestre em Ciências do Desporto mesma instituição.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel