Professora da pós-graduação participa de congresso sobre Gestão Pública em Natal
Artigo apresentado trata sobre soluções ao impacto da iluminação ao bioma costeiro
A professora Silvia Maria Carneiro de Campos, que leciona no curso de especialização em Archdesign no Mercado de Luxo, no programa de Pós-Graduação do Centro FAG, teve seu artigo aprovado no 13º Congesp (Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte), que começou nesta terça-feira (12) em Natal. O tema do evento é "Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: Desafios e Perspectivas". Silvia Carneiro é arquiteta e urbanista e especialista em iluminação LED e design de interiores. Também é master em Arquitetura & Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura & Iluminação.
Hoje (13) Silvia fez a apresentação do seu artigo intitulado "Iluminação Costeira: Busca de novas tecnologias e políticas públicas para a diminuição dos impactos causados pela Iluminação ao bioma costeiro", que trata sobre a influência da luz nesses ambientes e o impacto da iluminação artificial na vida das tartarugas marinhas, apresentando soluções de novas tecnologias em iluminação, além de destacar as políticas públicas já adotadas em outros locais para evitar esse problema.
A pesquisa foi realizada com base no comportamento dos filhotes de tartarugas marinhas, que após o romper dos ovos migram para o mar orientados pela luz da lua refletida na água. "Quando é utilizada a luz artificial na costa, ocorre uma desorientação chamada fototaxia positiva, onde os filhotes são atraídos pela luz e morrem antes de chegar à água. Portanto, a recomendação é que a iluminação seja baixa e no sentido contrário ao da praia", relata.
De acordo com os estudos da pesquisadora, os componentes de azul no led e fontes de luz com espectro de luz UV atraem diversas espécies marinhas. "Lâmpadas de sódio ou fontes de led com temperaturas de cor quente abaixo de 2700 kelvin ou tecnologias de led com filtros do espectro azul são mais adequadas para a aplicação em áreas costeiras".
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel