Acadêmicos de Psicologia promovem Projeto (E)terno
A ideia é enaltecer as lutas diárias por meio de pinturas no corpo
Quem passar pelo corredor do primeiro andar do bloco 3 do Centro Universitário FAG vai se deparar com uma exposição bem diferente: é o projeto "(E)terno" dos acadêmicos de 8º período de Psicologia. A iniciativa foi criada com intuito de mostrar as lutas diárias que muitas pessoas enfrentam, sendo um projeto de ação na comunidade. Os estagiários em Psicologia Clínica tiraram fotos com escritas no corpo, demonstrando alguma causa defendida.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Izabele Zasso, os acadêmicos participantes são bastante ativos na luta por direitos e daí que veio a ideia do "(E)terno", que teve a letra "E" entre parênteses para simbolizar uma eternidade pelas fotos. "A ideia foi trazer para o curso de Psicologia aquilo que é luta todos os dias, tem TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), adoção, homossexualidade, a representatividade negra no curso entre várias outras causas que são motivo de luta. Muitas vezes a gente acompanha esses casos de longe, mas a gente tem essa representatividade dentro do curso e na comunidade", conta Izabele.
Maria Eduarda, do 3º período de Psicologia, e conta qual foi a frase que resolver pintar no corpo para fotografar e porque é tão importante para ela demonstrar essa luta diária. "A minha frase foi: quem tem TDH também é inteligente, é que existe muito preconceito. Eu lembrei do TDAH pois o meu irmão tem, as pessoas dizem que ele não é inteligente por ter TDH, eu acho que não é isso, com tratamento é possível ir bem na escola. Então trouxe essa frase para mostrar para as pessoas que quem tem TDH é inteligente, sim", declara.
Todas as pinturas são feitas pelos alunos, e as fotos são tiradas na hora. Qualquer pessoa pode participar, é só chegar no corredor do primeiro andar do Bloco 3 e dizer qual é a luta que deseja representar. Depois disso, as fotos serão impressas e anexadas ao painel de fotografias que está em exposição. Essa atividade vai durar todo mês de novembro. Além das fotos os alunos também estão produzindo um vídeo de como está sendo a execução do projeto.
Reportagem: Débora Damasceno, acadêmica de Jornalismo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel