Acadêmicos aprendem sobre ética, avaliações e perícias em Júri Simulado
Na situação escolhida, os acadêmicos criaram uma causa judicial em que o autor reclama dos prejuízos gerados por erros de engenharia na construção da sua edificação
Os acadêmicos do 10º período do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAG - noturno e integral - participaram de um Júri Simulado, uma das atividades que fazem parte das Metodologias Ativas aplicadas no curso. A prática fez parte de uma ação integrada entre a disciplina de Engenharia de Avaliações e Perícias, ministrada pelo professor Ricardo Paganin, e a disciplina Direito, Ética e Legislação Profissional, ministrada pela professora Ligia Eleodora Francovig Rachid.
Para montagem do Júri Simulado os acadêmicos utilizaram um Laudo Pericial, que foi elaborado na disciplina de Engenharia de Avaliações e Perícias. Este é um documento que é solicitado por um Juiz mediante a nomeação dos peritos (neste caso, uma equipe de alunos fez uma vistoria na edificação do reclamante, a partir deste material elaborado houve a disputa judicial entre o autor - reclamante - e o réu no processo.
Na situação, os acadêmicos criaram uma causa judicial em que o autor reclama dos prejuízos gerados por erros de engenharia na construção da sua edificação. Para isso, foram definidas as equipes que fizeram o papel de advogados de acusação e defesa, testemunhas, jurados e plenário para o julgamento da causa.
Na disciplina de Engenharia de Avaliações e Perícias, a atividade teve como objetivo simular uma situação de trabalho do engenheiro civil como perito judicial, além de propiciar o desenvolvimento da habilidade de argumentação e apresentação. "É importante para os alunos desenvolverem atividades desse tipo, pois no mercado de trabalho a atividade de peritos engenheiros está em alta", relata o professor, Ricardo.
Na disciplina de Direito, Ética e Legislação Profissional, os acadêmicos utilizaram os artigos do Código de Ética Profissional para embasar a argumentação da acusação e da defesa do profissional envolvido no caso. "A atividade esclarece e reforça ao futuro profissional o caráter social das nossas profissões, a avaliação dos princípios que norteiam a conduta profissional, sendo importante que seja incorporado pelos acadêmicos desde os primeiros momentos. Além disso, todo futuro profissional não pode negar conhecimento sobre a legislação de sua profissão, seja ela do Sistema Confea/Crea, normas técnicas e o código de postura Municipal, entre outros. Esta atividade que envolveu duas disciplinas do Curso de Engenharia Civil possibilitou a prática da ética, que deve pautar a conduta do futuro profissional de Engenharia?, finaliza a professora, Ligia.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo