Formandos de Direito se emocionam e relembram histórias da graduação em Aula da Saudade
O primeiro sentimento que veio à tona foram as gargalhadas com o teatro encenado pelos professores do colegiado
Eles ainda não deixaram o Centro Universitário FAG, mas o clima já era de nostalgia. Os formandos das três turmas de Direito da Instituição tiveram um sábado repleto de emoção com a Aula da Saudade. A iniciativa idealizada pelo professor, Josnei Oliveira da Silva, teve a intenção de fazer os alunos relembrarem os momentos vividos durante da graduação e também se sentirem especiais pela finalização de mais uma etapa da vida.
Os acadêmicos foram recepcionados no Anfiteatro da Reitoria. As primeiras reações que vieram à tona foram as gargalhadas com o teatro encenado pelos professores do colegiado. No roteiro da história que mostrava uma sala de aula, os docentes falaram algumas frases geralmente ouvidas na vida real: "Professor, vai fazer chamada?"; "Eu não consigo entender o motivo de termos essa disciplina no fim do curso"; "Professor, você também trabalha ou apenas dá aula?"; entre outras.
Com todo o carinho, o professor Josnei preparou uma série de vídeos, que resumiram a trajetória dos alunos em fotos tiradas no decorrer desses 5 anos de formação. Mas os que mais emocionaram foram os dos amigos e familiares, que gravaram homenagens expressando seu orgulho pela conquista dos formandos. Se não bastassem as lindas palavras em vídeo, muitos deles vieram dar um abraço nos alunos. "É muito gratificante. Ele é muito esforçado e dedicado. Já passou na OAB, está livre do TCC e agora é só aproveitar e ter sucesso daqui pra frente. Afinal de contas a faculdade é só uma fase da vida dele, agora vai começar a parte mais difícil, que é o trabalho, colocar a mão na massa", conta Elenilton Dezengrini, cheio de orgulho do filho, Ayrton Dezengrini.
Douglas e David Santos são irmãos gêmeos, entraram juntos no curso de Direito e estão concluindo a graduação. Para eles, o momento é de celebrar. "Desde criança eu sempre sonhei em cursar Direito e poder fazer a diferença na vida das pessoas, tenho a certeza de que estou saindo daqui preparado para fazer a diferença?, destaca Douglas. ?Eu realizei diversos estágios durante o período da faculdade, durante esses 5 anos. Fiz estágio em algumas delegacias, forúm, eu vejo que o curso de Direito tem várias áreas para trabalhar. Com isso aprendi muito", complementa David.
O professor Josnei organiza a Aula da Saudade no curso de Direito desde 2012. Ele começou de forma tímida, passando alguns vídeos de incentivo em sala de aula, conversando sobre o futuro e sobre o que viveram. "Com o tempo a gente foi tendo outras ideias, há uns três anos tive a ideia de chamar os pais. Quando eu mando a ideia para os pais eles já falam 'Que legal, vamos fazer!'. Dá trabalho, mas vale a pena. Eu sempre falo para eles que o que a gente faz por amor e não por dinheiro sempre terá um valor maior. Na faculdade a gente encontra muitas dificuldades, eu passei, todos passaram. E com isso muitas vezes a gente pensa em desistir, então sempre tem que ter alguém ali falando para não desistir, que você vai conseguir. A gente vê os alunos entrando na faculdade achando que tudo é fácil achando que já vai virar juiz e que vai ficar rico, mas aí com o passar das aulas eles percebem que não é isso, que precisa estudar, se dedicar para conseguir e a gente incentiva justamente isso: não desista, vença e supere obstáculos", encerra Josnei.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel